O fotógrafo brasileiro Flávio Castro de Sousa - Divulgação/Redes sociais
França

Corpo de brasileiro que desapareceu na França é encontrado no Rio Sena

Corpo de Flávio Castro de Sousa, fotógrafo brasileiro que desapareceu em novembro do ano passado, foi encontrado no rio Sena

Giovanna Gomes Publicado em 10/01/2025, às 12h09

O corpo do fotógrafo brasileiro Flávio de Castro Sousa, desaparecido na França desde 26 de novembro do ano passado, foi encontrado no rio Sena. A notícia foi confirmada à mãe do profissional, Maria Marta, pelo consulado do Brasil em Paris. Segundo as autoridades o corpo foi retirado do rio no último sábado, 4 de janeiro, e a identidade foi confirmada por meio de exames de DNA.

Flávio, de 36 anos, havia viajado à capital francesa no início de novembro para fotografar o casamento de amigos brasileiros e aproveitar para conhecer a cidade. Na noite anterior ao seu retorno ao Brasil, ele caiu no Sena, foi resgatado pelos bombeiros e hospitalizado. Apesar de receber alta, desapareceu no mesmo dia.

A polícia francesa, no final de 2024, entrou em contato com a mãe do fotógrafo para informar sobre o andamento das investigações. Com a ajuda de um tradutor, explicaram que as câmeras de segurança mostraram Flávio deixando seu celular em um vaso próximo a um bistrô à margem do rio. Outra câmera o registrou na beira do Sena, mas não captou o momento de uma possível queda ou salto.

O que se sabe

De acordo com a Folha de S.Paulo, a cronologia do caso mostra que Flávio chegou à França em 24 de novembro, acompanhado de seu sócio Lucien Esteban, que retornou ao Brasil dias depois.

Na noite de 25 de novembro, Flávio se despediu de um amigo francês, Alex Gautier, com quem havia feito amizade pelo Instagram. Na manhã seguinte, por volta das 8h40, ele enviou mensagens a Gautier informando que estava no hospital Georges Pompidou, após cair no Sena nas proximidades da Île aux Cygnes.

Mais tarde, ele adiou sua volta ao Brasil, que estava marcada para o meio-dia do dia 26. Ele enviou fotos do local onde prorrogou sua estadia e também das roupas molhadas no acidente. Por volta das 14h23, avisou que iria dormir e, depois disso, não respondeu mais a nenhuma mensagem.

No dia seguinte, a faxineira encontrou o apartamento de Flávio com as malas prontas, mas não havia sinal dele. Gautier, preocupado, tentou contato com a agência responsável pela locação, que informou que o celular do fotógrafo havia sido atendido em um bistrô próximo ao local da queda. Em 4 de janeiro, o corpo de Flávio foi localizado no Sena.

+ Leia também: Fotógrafo brasileiro desaparecido na França é flagrado por câmera de Paris

França Paris fotógrafo brasileiro rio Sena Flávio Castro de Sousa

Leia também

Mulher é flagrada pela alfândega com 90 quilos de chocolate de Dubai


Novo detalhe sobre ferimentos em corpo de Roy Bigg intriga polícia


Juiz nega pedido para recuperar fortuna em Bitcoin perdida em lixão


Os médicos são condenados por deixarem paciente sangrando para 'saírem para beber'


Igreja Católica permite formação de homens gays como padres, mas salienta celibato


Peixe com 'dentes humanos' vira sensação nas redes sociais