O líder norte-coreano Kim Jong Un - Getty Images
Coreia do Norte

Coreia do Norte realiza testes de 'drones suicidas' sob supervisão de Kim Jong-un

De acordo com a mídia estatal norte-coreana, Kim Jong-un supervisionou, no último fim de semana, a decolagem de 'drones suicidas'

Giovanna Gomes Publicado em 26/08/2024, às 13h32

A mídia estatal norte-coreana informou nesta segunda-feira, 26, que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou a decolagem de "drones suicidas" que destruíram com sucesso alvos de teste, incluindo um tanque. Durante o evento, Kim instou os pesquisadores a avançar no desenvolvimento de inteligência artificial para os veículos não tripulados.

No sábado, 24, Kim visitou o Instituto de Drones da Academia de Ciências de Defesa da Coreia do Norte, onde testemunhou o teste bem-sucedido dos drones, que identificaram e destruíram alvos após seguir rotas predefinidas.

De acordo com o portal CNN, a agência de notícias estatal KCNA relatou que Kim solicitou a produção em massa desses drones suicidas para uso em unidades de infantaria tática e operações especiais, incluindo drones subaquáticos de ataque suicida, além de drones de reconhecimento estratégico e de ataque multiuso.

As munições ociosas, como são conhecidas, têm sido amplamente utilizadas em conflitos recentes, como na guerra na Ucrânia e no Oriente Médio. Esses drones permanecem no ar até localizarem um alvo específico, contra o qual colidem, detonando uma ogiva embutida.

Diferentes modelos

Fotos divulgadas pela mídia estatal mostraram quatro tipos diferentes de drones, alguns lançados com a ajuda de pequenos motores de foguete antes de suas hélices entrarem em ação.

Questionado sobre as semelhanças entre os drones norte-coreanos e modelos como o ZALA Lancet da Rússia e o Shahed de design iraniano, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que mais análises são necessárias.

Como resposta, a Coreia do Sul anunciou a implementação de armas laser para derrubar os veículos aéreos norte-coreanos, sendo o primeiro país a operar essas armas nas forças armadas. Os exercícios militares anuais de verão da Coreia do Sul e dos EUA, iniciados na semana passada, incluem práticas de resposta a drones norte-coreanos.

Coreia do sul Coreia do norte Kim Jong-Un Drones drones suicidas

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II