Conceição Evaristo, premiada autora e linguista mineira, fez história na Academia Mineira de Letras na última sexta-feira, 8
Redação Publicado em 09/03/2024, às 13h07
Na última sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a aclamada escritora Conceição Evaristo passou por uma cerimônia para tomar posse na Academia Mineira de Letras, um momento histórico para a entidade.
A autora de "Olhos D'Água" se tornou a primeira mulher negra tomar posse no local. Conforme repercutido pelo g1, ela ocupa a cadeira 40, que antes pertencia à poeta e romancista Maria José de Queiroz (1934 - 2023).
Estar aqui faz com que eu traga a história de outras mulheres que foram impedidas de estar aqui. Mas, ao mesmo tempo, eu não me iludo e eu quero chamar a atenção sobre isso. Eu sou exceção e uma exceção confirma a regra. Então, alguma coisa há pra se arrumar na sociedade brasileira, para que não seja mais uma exceção uma mulher negra chegar na Academia Mineira de Letras, ou em outras academias, ou em outros espaços de poder", afirmou Evaristo em relação ao acontecimento.
Nascida em Belo Horizonte, a capital mineira, Conceição Evaristo lançou seu primeiro livro em 2003, já aos 57 anos. De origem humilde, ela trabalhou de faxineira antes de conseguir construir sua carreira literária e sua formação acadêmica.
Em suas premiadas obras, a mulher coloca em pauta a afro brasilidade, as questões de gênero e outros tópicos de importância social.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço