Na imagem, uma máscara - Imagem de leo2014 por Pixabay
Brasil

Com uso de máscaras, casos de sarampo diminuem no Brasil

Em comparação com o ano passado, é possível notar a queda. Confira!

Giovanna Gomes, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 26/08/2021, às 08h53

O uso de máscaras durante a pandemia é de extrema importância para conter a disseminação da covid-19. Mas não é só isso: a incidência de infecções por outras doenças também diminui com o uso, como é o caso do sarampo. Conforme informou o Olhar Digital, desde o ano passado, houve queda de 99,5% nos casos da doença em São Paulo.

De acordo com o governo estadual, entre 1 de janeiro e 10 de agosto de 2021, apenas cinco casos foram registrados em todo o estado. No ano anterior, no mesmo período, houve 772 casos e 1 morte. Até o fim do ano, o total foi de 883 casos, em todas as regiões do estado de São Paulo, sendo que, 354 dos infectados eram crianças com menos de 9 anos.

Como o sarampo é transmitido via gotículas de sliva que ficam no ar, o uso de máscaras contribuiu muito para a redução dos casos da doença.

“O uso de máscaras de proteção facial, obrigatórias em todo o estado, o isolamento social e o incentivo à higienização das mãos e ambientes contribuiu para a redução também do sarampo”, explicou à Agência Brasil a médica de Divisão de Imunização, Helena Sato. Mas ela ressalta a importância da vacinação.

“Assim como ocorre com outras doenças, somente a conclusão do esquema vacinal é capaz de garantir a devida proteção contra o sarampo. Por este motivo, pais ou responsáveis devem continuar levando as crianças aos postos de vacinação para proteção contra as doenças prevenidas pelas vacinas, e aqueles que não tomaram todas as doses necessárias na faixa etária adequada, também precisam se vacinar”, finalizou.
Brasil queda pandemia casos Sarampo máscara covid

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro