Especialistas estudam se o caso envolve a variante Delta
Luíza Feniar Migliosi, com supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/08/2021, às 10h19
O Hospital Nossa Senhora da Conceição, que faz parte da rede pública de Porto Alegre (RS), foi foco de um surto de Covid-19 que resultou em quatro mortes e, até a última quarta-feira, 11, a instituição estima que 73 pessoas foram infectadas, sendo que 19 delas são profissionais das áreas da enfermaria e higienização do hospital, de acordo com o portal de notícias Globo.
As vítimas são dois homens, de 84 anos e 78 anos, e duas mulheres, de 58 anos e 81 anos. Pelo menos dois deles tinham as duas doses completas do esquema de vacinação.
Para o hospital, um visitante infectado ocasionou o surto. Segundo o levantamento, dos 500 pacientes que entraram pela emergência, apenas um testou positivo para Covid-19.
Devido a rapidez da contaminação, o hospital e a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul acreditam tratar-se da variante Delta. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) terá a função de sequenciar a amostra para provar a hipótese. O resultado deverá ser enviado em até 15 dias.
“Não é possível ter visita a leito hospitalar se não houver prevenção. Se houve transmissão é porque as pessoas não utilizaram corretamente as máscaras e não respeitaram o distanciamento”, relatou Alexandre Naime Barbosa, chefe do Departamento de Infectologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em entrevista ao Globo.
Ademais, o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, próximo ao foco, também relatou aumento inesperado de casos de Covid-19, com 8 profissionais que testaram positivo.
O Hospital Vila Nova, também em Porto Alegre, registrou 47 casos positivos, sendo 18 profissionais do local. O caso ocorreu em uma ala que não era destinada ao tratamento de Covid-19.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro