Episódio que chama atenção ocorreu em Chaco, na Argentina
Redação Publicado em 19/01/2023, às 13h00
Após invadir um hangar na última quarta-feira, 18, cinco pessoas roubou uma aeronave Cessna 206, estimado em US$ 1,5 milhão de dólares (aproximadamente R$ 7,7 milhões). No entanto, o episódio teve um desfecho inesperado: as autoridades informaram que o grupo acabou derrubando a aeronave após decolar.
Em entrevista à rádio local LT7, Sergio Ríos, delegado, falou sobre a gravidade do desastre, afinal, poderia ter afetado a cidade.
"Se (o Cessna) caísse na cidade, seria uma tragédia", explicou ele. "Temos conversado com a Junta de Investigação de Acidentes de Aviação Civil (JIAAC) e trabalhamos para preservar o local da queda para a perícia, retirando apenas os corpos".
Os destroços do avião revelaram não só uma arma, mas também dinheiro e um gorro do time Cerro Porteño, conforme repercutido pelo UOL. Com isso, as autoridades envolvidas no caso fazem uma ligação entre os criminosos e o Paraguai. Todavia, ainda não foi feita a identificação dos cadáveres.
Ao mesmo tempo, as autoridades envolvidas no resgate também se depararam com um telefone satelital, que possibilitava o contato com pessoas em terra durante o trajeto. A descoberta do telefone, inclusive, indica uma 'certa organização logística' dos ladrões. Também é necessário enfatizar que o grupo conseguiu driblar alarmes 'muitos sofisticados' para conseguir roubar a aeronave.
O processo de identificação pode encontrar ainda mais obstáculos, pois, o avião foi tomado pelas chamadas com a queda. Sergio Ríos destacou que, embora não saibam os nomes, é possível garantir que 'não são de lá (Argentina)'.
A AFP também relata que os policiais levantam a teoria de que os criminosos podem ter esquecido um passo importante: ativar o sistema de combustível do monomotor.
"Explicaram-me que o avião tem um sistema de travamento que fica oculto, e quando decolaram se esqueceram de abrir essa 'válvula' e ficaram sem gasolina. Nem todos sabem onde fica essa passagem de combustível", explicou Sergio.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro