Ilustração de um planeta errante vagando pelo espaço - Wikimedia Commons
Espaço

Cientistas poloneses descobrem planeta errante do tamanho da Terra vagando na galáxia

De acordo com os especialistas, o exoplaneta em questão é o menor já visto até hoje

Redação Publicado em 30/10/2020, às 15h17

Um estudo publicado pela revista científica Astrophysical Journal Letters, na última quinta-feira, 29, revelou a descoberta de um grupo de cientistas da Universidade de Varsóvia, na Polônia. De acordo com a publicação, os especialistas descobriram um possível planeta errante, que possui um tamanho aproximado com o da Terra, vagando pela Via Láctea.

De acordo com a reportagem publicada nesta sexta-feira, 30, pelo portal de notícias G1, os cientistas afirmam que o planeta errante recentemente descoberto é o menor já visto até então, além disso, ele foi encontrado fora do Sistema Solar, por isso, é chamado de exoplaneta. Por não receberem luz de uma estrela, eles não emitem radiação, em decorrência disso, sua observação por parte dos cientistas se torna mais difícil.  

Sabe-se que quanto maior foi o planeta, maior será também a duração do fenômeno chamado de microlente gravitacional, resultado da Teoria da Relatividade de Einstein. Foi a partir dessa medição que os pesquisadores conseguiram chegar a uma estimativa sobre o tamanho do planeta errante.

"Nossa descoberta demonstra que planetas errantes de massa reduzida podem ser detectados e caracterizados utilizando telescópios terrestres", informou Andrzej Udalski, coautor do artigo na publicado no Astrophysical Journal Letters.

descoberta Espaço pesquisadores exoplaneta planeta errante

Leia também

Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço