O fenômeno é chamado de balonismo e ocorre quando as aranhas precisam sair do solo e construir uma rede de sobrevivência. Confira o vídeo!
Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/06/2021, às 08h00
Se há moradores do condado de Gippsland, no estado de Victoria, na Austrália, que possuem aracnofobia, certamente devem estar desesperados; parte da região rural está coberta com camadas de teias de aranha imensas após episódios resentes de alagamentos, como informa a CNN Brasil.
O Serviço de Emergência emitiu alguns alertas no início do mês de junho orientando parte dos munícipes para evacuarem o local e buscarem um lugar seguro — naturalmente, as aranhas fizeram o mesmo, escalando até a superfície e, dada a quantidade de aranhas no local, formando uma grande rede para evitar serem inundados pela correnteza.
A CNN consultou Dieter Hochuli, professor e ecologista da Universidade de Sydney, que classificou o fenômeno como "surpreendentemente comum" e tem o nome de "balonismo": "Quando temos esses tipos de chuvas muito fortes e inundações, esses animais que passam suas vidas enigmaticamente no chão não podem mais viver lá e fazem exatamente o que tentamos fazer — eles se movem para um terreno mais alto".
As imagens das teias espalhadas pela cidade foram registradas e publicadas no perfil pessoal de Carolyn Crossley, uma vereadora local, no Facebook, que brincou com a reação das aranhas ao tentarem se salvar das fortes enchentes na região: “Podemos ver que a mãe natureza pode ser bela, mas também pode ser destrutiva”.
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião