Oficial retira jornais da sede do Apple Daily em 17 de junho de 2021 - Getty Images
Ásia

China: Jornal pró-democracia anuncia encerramento após prisão de diretores

O Apple Daily, sediado em Hong Kong, foi vítima de uma ação da Lei de Segurança Nacional que levou 500 oficiais para a redação do veículo

Redação Publicado em 23/06/2021, às 09h34

O jornal Apple Daily, conhecido por ser um dos veículos pró-democracia de Hong Kong, anunciou que realizará sua última publicação na próxima quinta-feira, 24 de junho, encerrando as atividades após 26 anos de existência em decorrência de atos estatais que afetaram diretamente a produção do tabloide, como informa o portal UOL.

Há uma semana, vários diretores da publicação foram encaminhados para detenção, após a invasão do escritório do jornal por mais de 500 policiais da segurança nacional, como revelou o Poder 360.

Além disso, os ativos do Apple Daily e de três outras empresas relacionadas, avaliados em 18 milhões de yuans (aproximadamente R$ 13,9 milhões), foram congelados.

Abertamente crítico de órgãos e autoridades chinesas, a Lei de Segurança Nacional foi aplicada como obstáculo de funcionamento do veículo.

O anúncio de interrupção foi feito na última terça-feira, 22, no site oficial: "O Apple Daily decidiu que o jornal encerrará suas atividades a partir de meia-noite e que 24 de junho será o último dia de publicação".

A versão em inglês também realizou o anúncio de despedida, mas já deixou de ser atualizado, explicando que todas as assinaturas serão encerradas e postando os últimos editoriais sobre a memória do jornal e opiniões.

Comunismo China Democracia lei Imprensa jornalismo Segurança

Leia também

Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal


Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'


Começa a ser erguido o maior prédio do mundo, na Arábia Saudita