Descendente do "pai da bomba atômica" gostou de filme, mas uma cena em específico causou discórdia
Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 27/07/2023, às 08h21
Nas últimas semanas, um filme que tem dado o que falar é a nova obra de Christopher Nolan, 'Oppenheimer' (2023). Com atores de renome no elenco, como Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Emily Blunt, o longa arranca elogios de praticamente todos que a assistem.
Porém, apesar do aparente sucesso que o longa-metragem — baseado no livro 'American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer' (2005), de Kai Bird e Martin J. Sherwin — vem fazendo, narrando trechos da vida do físico americano anteriores à fatídica criação da bomba atômica, uma cena em específico provocou certa polêmica em meio à produção.
Conforme descrito pela Collider, a cena em questão ocorre ainda na época em que Oppenheimer estava em Cambridge, quando ele supostamente envenena uma maçã com cianeto de potássio e a deixa para seu professor, Patrick Blackett. E parte da polêmica não se deve somente ao fato de isso poder fazer de Oppenheimer um homicida, mas também porque não existe confirmação de que a história seja verdadeira.
Em entrevista à Time Magazine, Charles Oppenheimer, neto do "pai da bomba atômica", comentou que foi visitar os sets de filmagem de Nolan durante as gravações do filme, que sempre considerou envolvente, bem como uma bela representação da vida e do legado de seu avô. Porém, a cena da maçã teria causado certa discórdia.
Se você ler o American Prometheus com bastante atenção, os autores dizem, 'Nós realmente não sabemos se isso aconteceu.' Não há registro dele tentando matar alguém. Essa é uma acusação muito séria e é uma revisão histórica. Não há um único inimigo ou amigo de Robert Oppenheimer que ouviu isso durante sua vida e considerou isso verdade", afirmou Charles Oppenheimer.
Dirigido e roteirizado por Christopher Nolan, um dos cineastas mais renomados da atualidade, 'Oppenheimer' vem chamando bastante atenção com seu nível técnico de produção, sendo um dos favoritos para o Oscar do próximo ano. A trama acompanha "o físico J. Robert Oppenheimer, que trabalha com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, levando ao desenvolvimento da bomba atômica", segundo a sinopse. Veja o trailer:
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro