Fotografia tirada durante escavação de sepulturas da Era Viking - Divulgação/The Archaeologists/National Historical Museums, Sweden
Arqueologia

Cemitério viking de 1.200 anos com 'navios de pedra' é descoberto na Suécia

Enquanto buscavam por antigo assentamento, arqueólogos suecos encontraram um impressionante cemitério da Era Viking com sepulturas em forma de barco

Éric Moreira Publicado em 31/10/2024, às 11h00

Durante escavações iniciadas em 2017, em busca de um antigo assentamento viking no sul da Suécia, arqueólogos se surpreenderam ao descobrir um enorme cemitério da Era Viking com mais de 100 sepultamentos e vários montes em forma de navios. A descoberta foi feita na área da vila de Tvååker, no sudoeste do país, antes da construção de uma estrada.

Vale mencionar que Tvååker já é conhecida por ser mencionada em algumas sagas históricas, portanto não é tão surpreendente que descobertas ocorram na região. Porém, logo após as escavações terem início, "percebemos que havia um grande cemitério viking no qual precisávamos nos concentrar", segundo informa Petra Nordin, arqueóloga Museu Histórico Nacional da Suécia e líder do projeto, em comunicado.

No entanto, os restos do antigo cemitério foram perdidos com o tempo, principalmente porque "a terra foi arada e nivelada para criar pastagens", pontua Nordin. "Então todos os níveis de ocupação, restos acima do solo e sepulturas foram arados em pedaços".

Descobertas

Ainda assim, entre 2017 e 2019, foram localizados os restos de 139 sepulturas, muitas incluindo não apenas ossos de humanos, mas também de animais, acessórios de metal e peças de cerâmica. Isso sem mencionar grandes pedras colocadas ao redor das sepulturas, em forma de barco.

Fecho de fivela dourado encontrado em cemitério viking na Suécia / Crédito: Divulgação/The Archaeologists/National Historical Museums, Sweden

 

Um sepultamento em especial foi destacado por Nordin como sendo particularmente bem equipado, abrigando "17 vasos, ossos humanos e de animais, bem como pesos trançados e pontas de flechas de ferro". Ela ainda acrescenta: "Nós interpretamos o fosso quadrado como uma construção para ajudar a criar um bom fluxo de ar para uma pira [de cremação] acima do solo".

Segundo o Live Science, era comum durante os sepultamentos da Era Viking que o corpo fosse queimado em uma pira funerária e, depois, animais como porcos e vacas eram depositados em cima como sacrifício, antes de o túmulo ser fechado. Um anel de pedras grandes posicionadas no formado do contorno de um navio, o que é conhecido hoje como "navio de pedra", também pode ter sido erguido em torno do túmulo.

Apesar das descobertas impressionantes, o assentamento que os arqueólogos buscavam inicialmente ainda não foi localizado. "A vila está localizada na foz do [rio] Tvååker ou perto do cemitério? Não sabemos. Mas é emocionante ver o que surgirá no futuro", conclui Petra Nordin.

Mundo História curiosidades notícias arqueologia Era Viking cemitério Suécia Sepultamentos navio de pedra

Leia também

Joe Exotic, de 'A Máfia dos Tigres', se casará na prisão com colega de cela


Priscila Belfort: cunhada compartilha teorias e novidades sobre o caso


Assassino do Zodíaco: Caso é revisitado em nova minissérie eletrizante


Lua de Urano pode sustentar formas de vida extraterrestre, afirmam cientistas


Treinamento intensivo: Ratos gigantes africanos se tornam arma contra o tráfico de animais


Autoridades voltam a investigar assassinatos não solucionado de irmãs em 1974