Indígena morto em Carnaubeira da Penha - Divulgação / Redes Sociais
Assassinato

Caso de indígena morto a pauladas, no Sertão, é investigado pela Polícia Civil

Suspeita é de que policiais militares tenham praticado o crime contra o homem de 61 anos

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/06/2022, às 17h26 - Atualizado às 18h00

A morte de um indígena em Carnaubeira da Penha, no Sertão, está sendo investigada pela Polícia Civil de Pernambuco. A morte ocorreu na última quarta-feira, 15, e, segundo lideranças indígenas da comunidade, Edinaldo Manoel de Souza, de 61 anos, foi agredido até a morte por policiais militares, na frente de casa, na Aldeia Olho D'Água do Padre, que fica na Terra Indígena Atikum.

Edinaldo teria sido socorrido pelos policiais envolvidos na ação e teria sido levado para um hospital próximo, mas veio a falecer antes mesmo de dar entrada na unidade de saúde. Os índigenas do Povoado Atikum realizaram um protesto contra a morte de Ednaldo, na última quinta-feira, 16.

De acordo com o G1, o comissário da Polícia Civil conversou com os manifestantes e afirmou que as autoridades já estão investigando o caso. "Trabalhamos de acordo com a lei, a nossa delegacia está de portas abertas para receber a comissão de vocês. O delegado responsável já está ciente do caso. A dor de vês também é nossa", disse ele.

Nota Oficial

A Polícia Civil informou, através de uma nota, que um inquérito policial foi instaurado para apurar a fundo o caso. Já teriam sido realizadas diligências, incluindo oitivas de familiares da vítima, lideranças indígenas e vizinhos. As investigações estão sendo acompanhadas também pelo Ministério Público de Pernambuco, e estão sendo auxiliadas por perícias criminais, feitas pela Polícia Científica.

"Os trabalhos conduzidos no âmbito criminal e também disciplinar prosseguirão dentro da legalidade, com seriedade e imparcialidade, de modo a elucidar as circunstâncias do fato no menor tempo possível. Outras informações serão concedidas com a conclusão das investigações, para que não haja prejuízo às diligências em curso", esclarece a nota.

morte assassinato indígena Polícia Civil pauladas

Leia também

Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório