Cartas entre Olga e Prestes mostram a paixão e o drama da vida do casal - Reprodução
Brasil

Encontradas no lixo, cartas de Olga Benário e Luís Carlos Prestes vão a leilão

Correspondência mostra o drama do casal após a derrota na rebelião comunista de 1935

Letícia Yazbek Publicado em 19/11/2018, às 17h00

Encontradas no lixo de Copacabana, cartas trocadas entre Olga Benário e Luís Carlos Prestes mostram o amor e o drama do casal após a derrota na rebelião de 1935, promovida pelo Partido Comunista com o objetivo de instaurar no Brasil uma ditadura do proletariado.

A correspondência entre Olga e Prestes está entre as 330 cartas do líder do PCB achadas no Rio de Janeiro. Os documentos vão a leilão na próxima quarta-feira, 21 de novembro.

As cartas mostram o drama vivido pelo casal quando, derrotados, foram presos e separados. Em um sábado, 4 de abril de 1936, Olga escreveu:

“Meu querido, espero que essas linhas cheguem nas suas mãos. Eu queria muito te dizer uma coisa que diz respeito somente a nós dois. Mas diante das circunstâncias, não me resta [nada mais] que essa possibilidade. Querido, nós temos um filho. Esse acontecimento me faz muito feliz, ainda que eu me dê conta das dificuldades que terei de atravessar.”

Separada de Prestes havia um mês, Olga demonstra aflição por não saber como o marido está, mas garante que terá forças para resistir:

“Querido, como eu queria saber de você, se você está vivo, com saúde, eu não sei de nada. Estou muito, muito inquieta e te peço para me dar uma resposta a esta carta. Você sabe que todo o meu coração e meus pensamentos estão sempre perto de você.”

Brasil Rio de Janeiro História História do Brasil Rebelião de 1935 cartas Olga Benário Partido Comunista Brasileiro Luis Carlos Prestes correspondência

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos