O texto de Philipp Lenard, um dos primeiros apoiadores do Partido Nazista, também menciona Einstein em tom depreciativo
Alana Sousa Publicado em 29/10/2020, às 16h30
Hoje, 29, termina o leilão da casa Nate D. Sanders Auctions, de Los Angeles, Estados Unidos, que causou polêmica pelo conteúdo de um de seus itens disponíveis para compra. Uma carta de um famoso físico ganhador do Prêmio Nobel apresenta reclamações contra judeus e, especialmente, frases duras sobre o gênio Albert Eisntein.
Philipp Lenard, um dos primeiros apoiadores do Partido Nazista, foi agraciado com o Nobel em 1905 por suas pesquisas sobre os raios catódicos. Entretanto, em 1927, escreveu um texto para o colega, Wilhelm Wien, lamentando a entrada de Einstein na Academia de Ciências da Baviera em Munique, o que ele descreveu como “testemunho inesperado de sua dominação pelos judeus”.
O físico ainda imaginou como seria a recepção de suas palavras em uma sociedade futura, dizendo que tudo estaria bem “desde que qualquer pessoa não judia ainda esteja viva”. Seu antissemitismo era escancarado e enraizado, suas ideologias o levaram a ser nomeado Chefe da Física Ariana.
A carta, que foi escrita originalmente em alemão, também acompanha uma tradução em inglês. O objeto está sendo leiloado por um valor mínimo de 16 mil dólares (cerca de 92 mil reais), podendo aumentar conforme os lances são feitos.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro