Fotografia tirada durante recuperação de canhão de navio de guerra britânico - Divulgação/MSDS Marine
Arqueologia

Canhão de navio de guerra histórico é descoberto na Inglaterra

Antigo canhão do navio de guerra London, da Marinha Real Britânica, foi encontrado no estuário do rio Tamisa, na Inglaterra

Éric Moreira Publicado em 05/08/2024, às 13h00

Recentemente, foi descoberto em um estuário no Rio Tamisa, na Inglaterra, um curioso canhão do navio de guerra histórico London, que compôs a Marinha Real Britânica no século 17.

Lançado do Chatham Dockyard em 1656, o London continha 76 canhões, e ganhou fama como um dos navios que escoltou Charles III quando voltava de seu exílio na Inglaterra, na época da Restauração Inglesa.

Segundo o Heritage Daily, o navio afundou no estuário do Tamisa em 1665, depois que o paiol de pólvora da embarcação foi acidentalmente incendiada e levou ao naufrágio. Na época, cerca de 300 tripulantes morreram afogados, e somente 24 foram levados pela água e ainda conseguiram sobreviver. Já o navio, foi completamente perdido, junto de suas dezenas de peças de guerra e canhões de bronze.

O London só foi redescoberto em 2005, quando foram recuperados cerca de 700 pequenos achados, incluindo materiais de ligas de cobre e de estanho, além de uma carreta de canhão.

+ Canhão do século 14 pode ser o mais antigo já registrado na Europa

Descoberta

Segundo uma declaração recente da Historic England, um canhão de bronze bem preservado foi descoberto recentemente próximo ao local do naufrágio, escondido sob uma camada espessa de argila e lodo no fundo das águas do Tamisa.

Antigo canhão descoberto na Inglaterra / Crédito: Divulgação/Historic England/Steven Ellis

 

Esta descoberta incrível nos ajudará a entender melhor os tipos de canhões a bordo do London quando ele explodiu em 1665. Eles não eram todos iguais, pois alguns foram capturados de navios inimigos, então há uma história complexa para desvendar aqui", afirma Duncan Wilson, diretor executivo da Historic England, em comunicado.

Agora, o canhão está sendo incluído no programa de marcação forense da Historic England, a partir de uma nova tecnologia de marcação de proteção subaquática, a fim de impedir que outras pessoas acessem os tesouros arqueológicos.

Inglaterra Mundo História notícias arqueologia canhão navio de guerra London

Leia também

Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal