Em celebração ao Dia Mundial do Refugiado, a atriz e ativista foi até o centro que recebe malineses que fogem da violência de jihadistas. “Nunca me preocupei tanto com a situação”
Fabio Previdelli Publicado em 22/06/2021, às 13h58
No último domingo, 20, a atriz Angelina Jolie visitou um campo de refugiados em Burkina Faso. Enviada pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a ativista norte-americana foi até o centro que abriga malineses que fogem da violência cometida por jihaditas.
Segundo a agência de notícias AFP, Jolie esteve acompanhada do chanceler do país, Alpha Barry, em sua chegada ao campo de Goudebou, que fica a cerca de 100 quilômetros da fronteira com Mali. O motivo da visita foi para lembrar o Dia Mundial do Refugiado.
"Celebro esse dia todos os anos há 20 anos com refugiados em diferentes países e nunca me preocupei tanto com a situação dos deslocamentos no mundo quanto hoje", disse Angelina. "A verdade é que não fazemos metade do que poderíamos e deveríamos para encontrar soluções que permitam aos refugiados voltar para casa, ou para apoiar os países que os acolhem".
Como explica a AFP, o local já foi alvo de diversos ataques. O mais recente deles, em março de 2020, levou ao fechamento efetivo de Goudebou. Na ocasião, o ataque ao posto de segurança do local, que abrigava até 9 mil refugiados, fez com que os que permaneceram por lá fugissem.
Porém, com a ajuda das autoridades do país e do Acnur, em dezembro, os refugiados foram levados novamente para o acampamento, que teve sua segurança reforçada com patrulhas e agentes militares. Além disso, segundo a entidade, um quartel deve ser construído no local que, desde então, acolheu por volta de 11 mil refugiados que haviam deixado o campo.
Segundo Wanadine ag Mohamed, representante dos refugiados de Goudebou, "os refugiados estão angustiados, porque o contexto de segurança se deteriora dia após dia, apesar dos esforços das autoridades de Burkina Faso, de seus parceiros e das forças de defesa e segurança na região do Sahel".
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro