Imagem do calçado infantil de 2 mil anos encontrado na mina Georgenberg - Divulgação/Museu Alemão de Mineração
Arqueologia

Calçado infantil de 2 mil anos é preservado em mina de sal na Áustria

O alto teor de sal da região impediu a proliferação de bactérias e outros microrganismos decompositores no sapato

Redação Publicado em 04/09/2023, às 16h36

Uma nova descoberta arqueológica foi divulgada no portal do Museu Alemão de Mineração, em Bochum. Trata-se de um sapato de criança de 2 mil anos, encontrado na mina Georgenberg, que faz parte da vila austríaca de Dürrnberg, localizada em Hallein, na Áustria.

O calçado foi descoberto em bom estado de preservação, em razão do alto teor de sal da região, que impediu a proliferação de bactérias e outros microrganismos decompositores. Thomas Stoelner, pesquisador chefe, explicou a importância de achados como esse:

[Eles] oferecem uma visão extremamente rara da vida dos mineiros da Idade do Ferro. Eles fornecem informações valiosas para o nosso trabalho científico”, afirmou Stoelner em um comunicado do museu.

Desde 2001, o Museu Alemão de Mineração, em parceria com o Museu de Pesquisa Leibniz para Georrecursos, conduzem expedições arqueológicas nas minas de Dürrnberg, conforme repercutido pela Galileu.

Esta vila é associada ao garimpo de sal-gema, atividade que data da Idade do Ferro. O sapato infantil foi encontrado entre a substância, composta por cloreto de sódio, magnésio e potássio.

Os pesquisadores concluíram que o tamanho do calçado corresponde ao número 30 austríaco, apontando para a presença de crianças no local de mineração. Outros detalhes da peça, como fragmentos de linho nos cadarços, sugerem que o objeto foi fabricado em 2 a.C.

O estudo

A pesquisa sobre o garimpo de sal na Idade do Ferro, realizada em Dürrnberg, faz parte de um longo projeto patrocinado pela Salinen Tourismus e Salinen Austria AG, realizado com o apoio do Instituto de Ciências Arqueológicas da Universidade do Ruhr, em Bochum, na Alemanha.

Os cientistas continuarão a escavar o local nos anos seguintes para aprofundar o entendimento da vida dos mineiros da Idade do Ferro.

descoberta arqueologia Áustria Idade do Ferro Infantil sapato Museu Alemão de Mineração

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro