Usando um detector de metais, o entusiasta localizou o recipiente cheio de moedas do século 4
Wallacy Ferrari Publicado em 30/04/2022, às 10h08
Enquanto realizava uma caminhada com seu detector de metais em uma floresta na Suíça, o caçador de tesouros amador Daniel Lüdin foi responsável por registrar o maior achado de sua carreira, digno de atenção pela forma como foi encontrado; ele encontrou um vaso transbordando, com mais de 1,2 mil moedas romanas do século 4 d.C.
Completamente preenchido com os itens de valor, a descoberta ocorreu em 6 de setembro de 2021, sendo averiguada e tendo sua legitimidade confirmada pela agência estatal Archaeologie Baselland em 13 de abril deste ano, quando a descoberta foi publicada. Já a floresta era próxima do Castelo Wildenstein, construído no século 13 em Bubendorf.
No momento da descoberta, ele decidiu marcar as coordenadas do local e deixar o item por lá, solicitando auxílio de arqueólogos para realizar uma escavação adequada no local, dada a importância do item, como informou a revista Galileu.
Após a retirada, o vaso e as moedas passaram por uma análise laboratorial, contando com imagens de raios-x e até tomografias computadorizadas, recriando o formato original da peça em uma imagem 3D.
O vaso, com 23 centímetros de altura, abrigou centenas de moedas, mas engana-se quem acredita que, na época em que estavam em circulação, valiam muito. Confeccionada com cobre e prata, este último metal em quantidade bem menos, a moeda representava um poder de compra classificado como "modesto" pela agência arqueológica local
+Confira o estudo completo da descoberta clicando aqui!
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal
Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'