Rapaz de 23 anos admitiu estar por trás de roubo cibernético de quase 800 mil dólares ocorrido em 2020
Ingredi Brunato Publicado em 10/05/2023, às 13h53
Jovem britânico extraditado para os Estados Unidos no último mês de abril confessou recentemente ser culpado por ataque cibernético que atingiu as contas do Twitter de várias celebridades e figuras públicas em 2020.
Segundo divulgou o Departamento de Justiça dos EUA na última terça-feira, 9, Joseph James O'Connor foi condenado por hacking, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, e está sujeito a uma sentença de até 77 anos de prisão pelos crimes virtuais.
O inglês de 23 anos, juntamente com um grupo de comparsas, teria tomado o controle dos perfis no Twitter de pessoas como Barack Obama, Joe Biden, Bill Gates, Jeffrey Bezos, Elon Musk, Kanye West e Kim Kardashian, entre outros.
A seguir, os hackers teriam usado o acesso a essas contas para roubar as criptomoedas de diversas carteiras digitais, causando um prejuízo total estimado em 794 mil dólares — o equivalente a quase 4 milhões de reais na cotação atual.
Em um comunicado divulgado à imprensa, o procurador-geral do país, Kenneth Polite, descreveu os atos de Joseph James O'Connor como "flagrantes e maliciosos":
As atividades criminosas de O'Connor foram flagrantes e maliciosas, e sua conduta impactou a vida de várias pessoas. Ele assediou, ameaçou e extorquiu suas vítimas, causando danos emocionais substanciais", afirmou o oficial de justiça na nota.
Conforme repercutido pelo New York Post, o hacker de 23 anos precisará não apenas reembolsar o valor furtado, como também pagar indenizações para as vítimas.
Gladiador 2: Paul Mescal revela plano para caso filme o torne muito famoso
Hotel com formato de galo nas Filipinas quebra bate no Guinness
Meghan 'entra em pânico' ao imaginar reconciliação de Harry com família real
'Chaves' irá retornar à programação diária, anuncia SBT
Autoridades recebem ameaças de bomba após esquilo ser abatido nos EUA
Quando será a posse oficial de Donald Trump como presidente dos EUA?