'Acho que o presidente Zelensky provou ser um líder notável de seu povo', disse o primeiro-ministro britânico
Redação Publicado em 24/03/2022, às 09h34
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesta quinta-feira, 24, que o Reino Unido fornecerá auxílio militar à Ucrânia, que há um mês se encontra em guerra com a Rússia.
Ele chegou a comparar, em entrevista, a atuação do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky com a do político britânico Winston Churchill, que desempenhou um importante papel durante a Segunda Guerra Mundial.
"Acho que o presidente Zelensky provou ser um líder notável de seu povo — ele os reuniu e tem sido sua voz", considerou Johnson em declaração dada à rádio LBC.
"Ele sabe, como Churchill disse de si mesmo, que pode não ter sido o leão, mas teve o privilégio de dar o rugido. É o povo ucraniano que tem sido o leão, e ele expressou sua vontade e seu senso de desafio", completou.
De acordo com o portal de notícias UOL, o primeiro-ministro afirmou que serão enviados 6 mil mísseis e 25 milhões de libras (em torno de R$ 158 milhões) como auxílio às forças ucranianas, além de 400 milhões de libras (R$ 2,5 bilhões) que serão destinados à ajuda humanitária e econômica. O Reino Unido ainda anunciou que 59 pessoas e empresas russas e seis bielorrussas serão alvo de sanções.
“Vladimir Putin já está falhando na Ucrânia. O povo ucraniano mostrou-se extraordinariamente corajoso e tenaz na defesa de sua pátria, diante de um ataque não provocado. Mas não podemos e não vamos ficar parados enquanto a Rússia transforma as cidades e vilas da Ucrânia em pó", disse Boris Johnson.
"O Reino Unido trabalhará com nossos aliados para aumentar o apoio militar e econômico à Ucrânia, fortalecendo suas defesas à medida que mudam o rumo dessa luta”, finalizou o primeiro-ministro britânico.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal