Documento de 2008, encontrado por especialista, contém detalhes sobre lançamento do bitcoin
Redação Publicado em 11/04/2023, às 15h55 - Atualizado às 16h10
Um especialista em tecnologia, Andy Baio, encontrou sem querer um documento de 2008 que pode trazer alguns detalhes acerca do lançamento da criptomoeda, que, até os dias atuais, não se sabe quem foi o criador.
A possível descoberta aconteceu quando Andy tentava escanear um documento com um scanner sem fio, e em seu Mac, computador da Apple, apareceu, conforme apurou a CNN Brasil, um dispositivo nomeado como “Virtual Scanner II” na tela.
Ao clicar, uma foto era mostrada como opção padrão no suposto scanner, porém, quando se alterava para a opção “documento”, um relatório referente ao ano de 2008 e ao lançamento da criptomoeda era mostrado na tela. O documento tinha o nome “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”.
Depois da descoberta do relatório, Andy Baio publicou em seu Twitter e em seu blog “Waxy” sobre o assunto. A partir de então, outras pessoas que utilizam o sistema da Apple começaram a comentar que encontraram o mesmo documento que o especialista em tecnologia havia tido acesso.
Além disso, Baio, que ficou surpreso pelo fato de quase ninguém comentar acerca da situação, resgatou um tweet de 2020 onde Joshua Dickens, um designer, se questionava sobre a existência desse scanner.
Here's a mystery: why do I have an Image Capture device called Virtual Scanner II on my Mac? It shows a preview of a painted sign that for some reason closely resembles a photo by @thomashawk on 'clustershot'? But not exactly -- the scanned version looks more weathered. pic.twitter.com/jPb5kx3NyS
— Josh D (@schwa23) November 28, 2020
Os internautas teorizam que Steve Jobs pode ser o anônimo Satoshi Nakamoto, nome que aparece no relatório que Andy teve acesso. Além disso, coincidentemente, Satoshi deixou de participar de fóruns online acerca do assunto um período após a morte de Steve Jobs, em 5 de outubro de 2011.
O ator que quase abandonou 'Gladiador' no meio das filmagens
Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II
Príncipe William revela que Charlotte chorou ao vê-lo de barba pela primeira vez
Monumento associado à lenda do rei Arthur teria, na verdade, 4 mil anos
Russo é condenado a 13 anos de prisão por doar 50 euros ao exército ucraniano