A retirada da medida era uma das promessas de Biden e foi muito enfatizada ao longo da campanha
Giovanna Gomes Publicado em 26/01/2021, às 09h14
O presidente americano Joe Biden, que tomou posse no último dia 20, revogou a proibição de pessoas transexuais servindo nas Forças Armadas, medida anteriormente imposta por Donald Trump. Tal anulação foi promessa de campanha do democrata, que sempre enfatizou o assunto.
Assim, conforme divulgado pela Casa Branca, "os membros do serviço que sejam transexuais não estarão mais sujeitos à possibilidade de serem demitidos ou separados por motivos de identidade de gênero". As informações são do UOL.
No ano de 2016, o Pentágono havia retirado a proibição. "Este é o tipo de pessoa que queremos", disse na época o secretário de Defesa Ash Carter, enfatizando que o órgão não mais baniria militares que se identificam com um gênero diferente do que consta na certidão de nascimento.
Contudo, em 2019, o então presidente Donald Trump proibiu a atuação de transexuais nas Forças Armadas.
Em novembro do ano passado, Biden nomeou Shawn Skelly, comandante transgênero, para participar de sua equipe de transição. Na última semana, o democrata anunciou a nomeação de uma médica pediatra trans como subsecretária de saúde.
Sobre o Joe Biden
No dia 7 de novembro de 2020, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição.
O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.
Joe Biden não apenas é responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também bateu um recorde do antecessor: É o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos.
Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos.
As duas últimas vezes que tentou concorrer a presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião