O pequeno Ace-Liam Nana Sam Ankrah - Divulgação/Guinness World Records
Guinness World Records

Bebê de 1 ano entra para o Guinness como o artista mais jovem do mundo

Na última segunda-feira, 20, o pequeno Ace-Liam Nana Sam Ankrah, de pouco mais de um ano, entrou para o Guinness World Records

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 27/05/2024, às 14h50

O menino Ace-Liam Nana Sam Ankrah, de apenas 1 ano e 253 dias de idade, natural de Gana, conquistou um lugar no Guinness World Records como o artista masculino mais jovem do mundo. Sua mãe, Chantelle Kuukua Eghan, também artista, percebeu a paixão do garotinho pelas artes quando ele tinha apenas seis meses.

Apesar da pouca idade, o jovem artista ganês já produziu mais de 20 pinturas e fez sua estreia em uma exposição coletiva na “The Soundout Premium Exhibition”, realizada no Museu de Ciência e Tecnologia de Gana. Na mostra, foram exibidas e disponibilizadas para venda 10 de suas obras.

Enquanto aprendia a engatinhar, estendi um pedaço de tela não esticada no chão e deixei cair um pouco de tinta como forma de mantê-lo ocupado enquanto trabalhava em uma pintura encomendada”, relembrou a mãe de Ace-Liam ao Guinness World Records.

“Ele acabou espalhando a tinta por toda a tela, e no processo criou sua primeira obra-prima intitulada 'The crawl'”, concluiu Chantelle, conforme repercutido pelo jornal O Povo.

Chantelle também compartilhou que Ace-Liam adora a sensação de pintar e de sentir a tinta em suas mãos. Para ela, essa atividade é uma forma divertida de permitir que sua criatividade seja livremente explorada, sem limitações.

Quando questionada pelo Guinness World Records sobre o significado por trás das pinturas do filho, a mãe explicou que para eles é mais uma questão de “expressão e exploração” do que de transmitir mensagens específicas.

Suas pinturas abstratas são inspiradas no mundo ao seu redor; cores, formas, texturas e seu humor. Cada pintura é uma expressão de sua curiosidade e alegria em descobrir coisas novas.”, disse ela. 
Ace-Liam em seu processo criativo - Crédito: Divulgação/Guinness World Records

 

Recordista

Após a montagem de sua área de pintura no ateliê, Ace-Liam, com a ajuda da mãe, escolhe as cores e o tamanho da tela que irá utilizar. Durante o processo criativo, o mini artista segue seu próprio interesse, podendo levar alguns minutos ou até retornar após alguns dias para concluir uma pintura.

Sua entrada no Guinness World Records como o artista masculino mais jovem do mundo foi oficializada no último dia 20. Para alcançar esse título, seu trabalho precisou atender aos padrões exigidos e ser exibido em uma exposição profissional aberta ao público, além de ter suas obras vendidas.

Mundo notícias criança artista bebê Guinness World Records

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro