Pentágono americano (esq.) e balão espião da China sobrevoando os Estados Unidos (dir.) - Getty Images / Reprodução/Twitter
EUA

'Balão espião' chinês está sobrevoando a América Latina, afirmam EUA

Anteriormente, o Pentágono já havia identificado o objeto em território americano

Redação Publicado em 04/02/2023, às 08h04

Na noite da última sexta-feira, 3, o Pentágono dos Estados Unidos emitiu um comunicado informando sobre outro balão de vigilância chinês que está sobrevoando a América Latina. Anteriormente, os agentes de segurança identificaram o objeto em território americano. 

Segundo informações do portal UOL, Patrick Ryder, porta-voz e general do Departamento de Defesa dos EUA, informou: 

Observamos relatos de um balão transitando pela América Latina. Avaliamos agora que é um outro balão de vigilância chinês". 

Até o momento, as autoridades do Pentágono informaram que o balão possui o tamanho de três ônibus e que este “viajou em uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representa uma ameaça física ou militar para as pessoas no solo”. 

Outros detalhes 

Em outra ocasião, o porta-voz do Departamento de Defesa deu mais detalhes sobre o primeiro balão espião, identificado próximo ao estado americano de Montana:

Acreditamos com confiança que este balão de vigilância de alta altitude pertence [à República Popular da China]. Instâncias dessa atividade foram observadas nos últimos anos, mesmo antes deste governo".

Outro funcionário do alto escalão militar explicou que a equipe do presidente Joe Biden decidiu não derrubar o objeto e que, apesar da decisão, eles continuam com as ações de monitoramento:

Por que não abatê-lo? Temos que avaliar a relação risco-recompensa. Representa uma ameaça significativamente maior aos serviços de inteligência? Nossa melhor avaliação neste momento é não. Avaliamos o risco de derrubá-lo, e embora a probabilidade de destroços caírem e ferir alguém ou danificar a propriedade seja baixa em uma região pouco povoada, não valia a pena". 

China 

De acordo com a CNN, a China esclareceu o caso através de um comunicado oficial emitido por um porta-voz do governo:

Trata-se de uma aeronave civil utilizada para fins de pesquisa, principalmente meteorológicos. Afetada pelos ventos de oeste e com capacidade limitada de autodireção, a aeronave desviou-se muito de seu curso pretendido. O lado chinês lamenta a entrada involuntária da aeronave no espaço aéreo dos EUA".
Estados Unidos Mundo China EUA notícias América Latina Joe Biden Pentágono balão espião

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro