Imagem ilustrativa - Imagem de Erik Stein por Pixabay
Avião

Avião com 5,7 milhões de dólares e barras de ouro falsas é apreendido na Zâmbia

Identidade do dono da aeronave ainda é desconhecida

Giovanna Gomes Publicado em 31/08/2023, às 08h29

As autoridades da Zâmbia estão tentando descobrir quem é o verdadero dono de uma aeronave privada proveniente do Cairo, capital do Egito, na qual foram encontrados dinheiro e barras de ouro falsas, além de armamentos. Tanto a carga quanto a aeronave foram confiscadas  — e 13 pessoas foram detidas.

Diante desse enigma, conforme apontou o UOL, surgiram especulações sobre os envolvidos no caso, como por exemplo, a possibilidade de militares ou figuras políticas do Egito ou da Zâmbia estarem envolvidos.

No dia 13 de agosto, a aeronave aterrissou no Aeroporto Internacional Kenneth Kaunda, na cidade de Lusaca, capital da Zâmbia. De acordo com a Al Jazeera, a rota da aeronave incluiu escalas recentes em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; Tel Aviv, Israel; Cairo, Egito; e Benghazi e Trípoli, na Líbia.

Carga

O avião em questão, um Bombardier Global Express, transportava quase US$ 5,7 milhões (aproximadamente R$ 27,6 milhões) em dinheiro, 602 barras de ouro, cinco pistolas e 126 cartuchos de munição. No entanto, especialistas revelaram, mais tarde que, as barras eram feitas de cobre e zinco, de acordo com informações da Reuters.

As autoridades zambianas comunicaram que entre os detidos constam seis cidadãos egípcios, quatro zambianos, um holandês, um espanhol e um letão. Investigações também indicaram que essas pessoas haviam entrado no país com fins comerciais, conforme divulgado pelo The National News.

Dentre os suspeitos, destacam-se um ex-militar e empresário egípcio, bem como um oficial de polícia da Zâmbia, conforme informações detalhadas em documentos judiciais avaliados pela AFP.

armas notícias aeronave avião Cairo Zâmbia barras de ouro dono

Leia também

Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro


Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica


Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília


Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II