Abin alertou as autoridades de segurança do Distrito Federal antes dos bolsonaristas se deslocarem até a Esplanada dos Ministérios
Redação Publicado em 09/01/2023, às 16h04
As autoridades locais de segurança do Distrito Federal foram alertadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o fato de que bolsonaristas incitavam a invasão e depredação de prédios públicos. A Abin alertou as autoridades entre 9h e 10h do último domingo, 8.
Os alertas da Abin foram realizados pouco antes dos terroristas bolsonaristas se deslocarem até a Esplanada dos Ministérios, por volta das 14h, segundo informações do g1. Eles, escoltados pela Polícia Militar do Distrito Federal, caminharam do acampamento desde o Quartel-General do Exército até o Congresso Nacional.
Mesmo a Abin sendo subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), dirigentes da Polícia Federal insistem em retirar o órgão da alçada desse órgão, por suspeitar de um alinhamento dos servidores com o bolsonarismo.
Os golpistas bolsonaristas derrubaram as grades de contenção e invadiram a rampa do Congresso, pouco antes das 15h. Já às 15h45, eles chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) e depredaram obras de artes e objetos históricos, quebraram vidraças e móveis, além de rasgarem documentos. A polícia tentou dispersá-los, apenas a partir das 17h, com jatos d'água.
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original