O ex-comandante do Exército boliviano - Divugação/vídeo/UOL
Bolívia

Autoridades bolivianas prendem ex-comandante do Exército que tentou golpe

Ex-comandante foi preso na noite de ontem, em La Paz, após tentar ocupar o palácio do governo e ordenar um golpe de Estado

Giovanna Gomes Publicado em 27/06/2024, às 07h48

O ex-comandante do Exército boliviano, Juan José Zúñiga, foi preso na noite desta quarta-feira, 26, em La Paz, após tentar ocupar o palácio do governo e ordenar um golpe de Estado. O Ministério Público boliviano abriu investigação contra o general e apoiadores.

Pouco antes de ser detido, o ex-comandante do exército boliviano declarou, em entrevista, que o presidente do país, Luis Arce, teria sinalizado a necessidade de "preparar algo" para levantar sua popularidade. Zúñiga portanto insinuou que o líder tinha conhecimento sobre a tentativa de golpe de Estado desta quarta.

Perguntei a ele se podemos retirar (os veículos militares), então ele respondeu que sim", declarou Zúñiga, segundo informações do portal de notícias UOL.

Investigações

De acordo com a fonte, o ex-comandante e seus apoiadores serão investigados por atentar contra a soberania do Estado e por delitos de terrorismo. De acordo com o ofício do Ministério Público, as circunstâncias e uma possível estratégia do golpe serão apuradas.

Bolívia exército Golpe de Estado Juan José Zúñiga ex-comandante

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos