A mergulhadora Amber Bourke e fotografia do momento do recorde - Divulgação/Guinness World Records
Guinness World Records

Australiana faz caminhada subaquática mais longa do mundo com uma respiração

A mergulhadora australiana Amber Bourke se tornou a mulher que realizou a maior caminhada subaquática com apenas uma respiração; confira!

Éric Moreira Publicado em 11/01/2025, às 11h30

Uma mergulhadora australiana recentemente foi reconhecida pelo Guinness World Records por um feito impressionante. Amber Bourke, de apenas 35 anos, caminhou por 112,83 metros com o corpo inteiro submerso, com uma única respiração.

Agora, Bourke é detentora do recorde feminino de maior caminhada subaquática com uma única respiração. O feito — que foi realizado em agosto de 2024, mas só foi divulgado pelo Guinness na última sexta-feira, 10 — desbanca a recordista anterior, a sul-africana Amber Fillary, que percorreu 109,6 metros submersa.

A distância que Bourke percorreu submersa equivale a pouco mais que ir e voltar em uma piscina olímpica, que possui 50 metros de comprimento. Para realizar o feito, ela precisou inclinar o corpo a um ângulo de 90º, com as mãos posicionadas para trás. Confira registro do ocorrido:

"Sou instrutora de mergulho livre e pratico mergulho livre há mais de 10 anos", disse a mergulhadora ao Guinness. "Eu queria fazer isso tanto pelo meu próprio senso de realização — sempre foi um sonho meu ter um título do Guinness World Records — quanto para arrecadar dinheiro para a [organização ambiental] Australian Marine Conservation Society no processo".

Vale mencionar que a Australian Marine Conservation Society é uma organização ambiental australiana sem fins lucrativos que, desde 1965, trabalha na proteção da saúde e vitalidade das costas e oceanos da Austrália. Essa é a única instituição de caridade de todo o país que se dedica exclusivamente à proteção da vida selvagem oceânica, bem como de seus habitats.

Outros recordes

Segundo a Revista Galileu, este não é o primeiro recorde alcançado por Bourke. Anteriormente, ela já estabeleceu outros 17 recordes australianos de mergulho livre, e um mundial da Associação Internacional para o desenvolvimento de Apneia (AIDA).

Além disso, a caminhada subaquática desbanca a então detentora do recorde, a sul-africana Amber Fillary, que havia percorrido, com apenas uma respiração, 109,6 metros, em 2021. As recordistas anteriores foram Bilge Cingigiray, da Turquia, que em 2019 percorreu 81,6 metros; Marina Kazankova, da Itália, que em outubro de 2017 conseguiu 69,4 metros; e novamente Bilge Cingigiray, que caminhou 67,16 metros em maio de 2017.

Leia também: Engenheiro alemão busca recorde no Guinness vivendo 4 meses submerso

Mundo curiosidades Austrália recorde Guinness World Records Guinness caminhada mergulhadora Amber Bourke

Leia também

'Mapa' em 3D mais antigo do mundo é descoberto em caverna na França


Arqueólogos acreditam ter descoberto importante local bíblico na Jordânia


Após indícios de que envelheceu, bilionário que quer viver para sempre corta protocolo agressivo


Suposto crânio de 'irmã de Cleópatra' na verdade é de menino de 11 anos


Moedas representando imperador romano usurpador são descobertas em Luxemburgo


Fronteira entre Brasil e Venezuela é fechada até segunda-feira, 13