A artista negra ocupou uma posição de pioneirismo no cinema nacional
Ingredi Brunato, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 12/05/2021, às 17h00
Nesta quarta-feira, 12, o logo do Google está homenageando o que seria o centésimo aniversário da atriz carioca Ruth Souza, conhecida por seu legado no teatro, no cinema e na televisão.
A artista, que morreu em 2019 por conta de complicações de uma pneumonia, fez história no Brasil como a primeira mulher negra a atuar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e também a primeira brasileira a ser indicada para um prêmio internacional, que foi a categoria de “Melhor Atriz” do Festival de Cinema de Veneza de 1954.
O papel pelo qual recebeu a indicação foi do filme “Sinhá Moça”, um de seus muitos trabalhos clássicos, que também incluem sua performance na novela “O Clone”, e no longa “As Filhas do Vento”, onde também foi indicada ao Prêmio Contigo! de Cinema Nacional.
Em sua conta oficial do Twitter, o Google Brasil fez uma publicação afirmando que a carioca “abriu caminho para muitos outros artistas negros no Brasil e no mundo”. Na imagem exibida pelo doodle da empresa, é mostrado um desenho representando Ruth quando jovem em frente às cortinas de um teatro.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro