A represa, localizada na região de Kherson, foi destruída após um ataque misterioso
Redação Publicado em 06/06/2023, às 14h27 - Atualizado às 14h59
Uma represa em Nova Kakhovka, localizada na região de Kherson, no sul da Ucrânia, foi destruída em um ataque cuja origem ainda não está clara. O incidente resultou em um alto risco de inundação, levando à evacuação de moradores das áreas próximas a Nova Kakhovka nesta terça-feira, 6.
A represa abastece a usina nuclear de Zaporizhzhia e fornece água para o canal da Crimeia do Norte, ambos controlados pela Rússia.
Autoridades russas em Nova Kakhovka relataram que a cidade já foi inundada, enquanto o Kremlin descreveu o ocorrido como um ato de "sabotagem deliberada" com o objetivo de privar a Crimeia de água, conforme informado pelo UOL.
Ainda segundo o site, o governador da região de Kherson, onde a barragem de Nova Kakhovka está localizada, acusou Kiev de tentar desviar a atenção de sua "fracassada" contraofensiva. Outras autoridades russas afirmaram que a barragem se rompeu devido a danos anteriores, sem intervenção externa.
🚨#BREAKING: A Major Hydroelectric Power Dam has been blown up resulting of multiple towns evacuating
— T (@Rifleman4WVU) June 6, 2023
📌#KhersonOast | #Ukraine pic.twitter.com/L0DZanvL9U
A Ucrânia teria alertado que a destruição da barragem aumentou o risco de uma "catástrofe nuclear" na usina de Zaporizhzhia, que depende da água do reservatório afetado para seu sistema de refrigeração. No entanto, a Rússia e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) descartaram a existência de perigo imediato.
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos