A estátua hiper-realista de Jesus - Divulgação/Walter Huamán
Peru

Artista do Peru elabora estátua de Jesus Cristo baseada no Sudário

O Sudário de Turim foi essencial para que o artista adquirisse dados para o projeto

Redação Publicado em 19/04/2023, às 15h04

O artista peruano Walter Huamán, conhecido como “Walt Wizard”, produziu uma imagem hiper-realista de Jesus em uma atitude que representa o momento de pregação. Para o portal Aleteia, que repercutiu a criação do escultor, Walter explicou sobre o início do processo de sua autoria que o fez produzir a imagem.

Há seis anos, eu vi um documentário em que Ray Downing, famoso ilustrador e animador 3D, fez uma imagem 3D de Jesus do Sudário. Fiquei bastante impressionado e imaginei como seria poder fazer uma estátua hiper-realista de Jesus para poder vê-lo em toda a sua dimensão, como se estivesse à nossa frente", disse ele na ocasião. 

O artista diz que pediu para Deus auxiliá-lo, lhe concedendo a informação de qual seria o momento exato de se iniciar tamanho projeto. O pedido foi feito pois, segundo ele admitiu, ele não se sentia preparado para desenvolver este grande projeto a princípio. 

Ainda para o site já citado, ele disse:

Eu não conhecia o Sudário (de Turim) a fundo, por isso quis recorrer a especialistas. Foi assim que pude conhecer Rafael de la Piedra, especialista nos estudos do Santo Sudário.”

Assim, por meio de Rafael, Huamán conseguiu contatar com representantes de centros de sindonologia (que estudam a mortalha sagrada) da Espanha, Itália, México e outros países, adquirindo informações que o permitiu de continuar seu projeto. 

O projeto

O Sudário de Turim é uma mortualha que consiste em um pedaço de pano de linho em que há o negativo da imagem de um homem — que alguns descrevem como a representação de Jesus de Nazaré. Esse artefato foi essencial para o artista peruano conseguir informações para seu projeto. Através do objeto ele adquiriu, por exemplo, dados sobre a altura de Jesus, além do comprimento de seu cabelo e barba.

Após adquirir essas informações, ele explicou qual foi a etapa seguinte do processo:

O passo seguinte foi fazer uma planta à escala real do corpo de Jesus que servisse de base à modelação. Nesta fase, um a um, os poros, canais lacrimais e características distintivas são inseridos.”

Além disso, para a obra possuir um tom hiper-realista, ele utilizou o silicone de grau médico e explicou o motivo desta escolha:

É o material que mais se aproxima da pele humana porque também é usado na confecção de próteses médicas. A cor da pele teria que ser de acordo com o local de nascimento de Jesus, uma cor escura e bronzeada. Todos os cabelos da cabeça, cílios e sobrancelhas foram colocados um a um. As réplicas das roupas e acessórios foram feitas usando roupas originais da época de Jesus como referência.”

O artista já tinha se destacado em 2020 por fazer uma construção histórica e hiper-realista de Santa Rosa de Lima, a padroeira do Peru. Além disso, tanto a estátua de Jesus quanto de outros personagens integram o projeto “Jesus, Vida e Paixão”, que passará pelos principais países do mundo. 

Jesus hiper-realista Sudário de Turim Walter Huamán

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro