Objetos de 2,8 mil anos foram escavados na antiga cidade de Elikis, na costa do Peloponeso
Redação Publicado em 06/09/2023, às 08h27
Novos artefatos datados de 2,8 mil anos atrás encontrados em sítio arqueológico de um templo grego na antiga cidade de Elikis, na costa do Peloponeso, podem ter sido oferendas ao lendário deus grego dos mares, Poseidon. Os achados foram noticiados pelo Ministério da Cultura da Grécia.
De acordo com o estudo, publicado na última terça-feira, 5, no Live Science, os indícios mais fortes sugerem que os objetos recém-escavados podem ter sido oferendas a Poseidon na antiguidade, mas a chance de também serem dedicados a outros deuses possivelmente adorados naquele templo não é descartada, segundo a diretora geral do Museu Arqueológico de Tessalônica e supervisora da escavação, Anastasia Gadolou.
O templo em questão, um santuário dedicado a Poseidon, já é escavado há quase 20 anos, e segue fornecendo novas descobertas para arqueólogos. Conforme descrito pela Revista Galileu, os achados recentes incluem uma estatueta de bronze de um animal que lembra um cachorro, uma outra de argila que retrata uma figura feminina, uma cabeça de cobra em bronze, uma asa também de argila e parte de um colar de couro.
No entanto, o estudo ainda pontua que não se sabe exatamente sobre o propósito religioso dos objetos escavados. Por exemplo, o uso de uma estatueta de um cachorro como oferenda ainda não faz sentido aos pesquisadores.
+ Muito além de Poseidon: Os deuses da água
Sabe-se que a antiga cidade de Elikis, entre os anos 372 e 373 a.C., foi destruída por um terremoto e um tsunami, com base em registros históricos. Com essa informação e uma análise de sedimentos do antigo templo, arqueólogos descobriram que o santuário em questão fora inundado por diversas vezes ao longo de sua história, e caiu em desuso com a derradeira destruição da cidade — porém, ainda hoje existem moradores na região.
Apesar de a zona ter sido ameaçada por frequentes catástrofes naturais na antiguidade várias vezes, ela não foi abandonada pelos moradores, que continuaram a reparar os edifícios ou a construir novos. Isso reflete e certifica o desejo e a preocupação deles em preservar o local que acreditamos ter sido o centro de culto de Elikis", concluem os pesquisadores.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro