As roupas dos corpos mumificados encontrados em 1993 passarão por um projeto especializado
Isabela Barreiros Publicado em 27/05/2020, às 07h00
Especialistas do Irã, em parceria com uma equipe alemã, realizarão um novo projeto para preservar as múmias conhecidas como Homens de Sal. Eles utilizarão técnicas de purificação, limpeza e restauração para conservar as roupas encontradas junto dos cadáveres mumificados.
A descoberta aconteceu em 1993, na vila de Chehrabad, no Irã, durante uma escavação em uma mina de sal. Os trabalhadores do local encontraram restos muito bem preservados de diversos homens, a maioria grisalha e barbada. Junto deles, também foram descobertos seus pertences, como uma bota de couro (com um pé humano dentro), uma faca de ferro, agulha de prata, corda, potes e outros objetos.
“Os objetos e roupas descobertos dos homens de sal estão sendo restaurados em colaboração com o Centro de Pesquisa do Irã para Conservação de Relíquias Culturais, com o Instituto de Pesquisa para a Proteção e Restauração de Relíquias Históricas do Ruhr-Universiat Bochum e do Museu Arqueológico Frankfurt ”, explicou o chefe de turismo de Zanjan, Amir Arjmand.
O oficial afirmou ainda que “seus têxteis pertencem aos períodos aquemênida e sassânida, 550-330 aC e 224–651, respectivamente, e técnicas diferentes foram usadas nesses períodos”. Essas descobertas, ainda segundo Arjmand, são “um dos documentos mais fortes no campo dos têxteis históricos do país".
Para realizar a restauração dos artefatos encontrados com com as múmias, os pesquisadores utilizarão técnicas específicas que já haviam sido utilizadas pelos alemães em pesquisas anteriores.
“A extensão e o tipo de dano, as etapas da restauração, incluindo a extensão da corrosão e sedimentação, os materiais usados para limpeza, dessalinização, resistência, controle, reconstrução e, finalmente, a estabilização final dos objetos estão sendo investigados”, explicou Arjmand.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço