Caixão de chumbo encontrado na Catedral de Notre Dame, em Paris - Divulgação/The Times
Arqueologia

Arqueólogos identificam corpo encontrado em caixão de chumbo em Notre Dame

Arqueólogos finalmente identificaram o corpo encontrado em um caixão de chumbo nos subterrâneos da Catedral de Notre Dame, em Paris

Luiza Lopes Publicado em 20/09/2024, às 11h40

Arqueólogos finalmente identificaram o corpo encontrado em um caixão de chumbo nos subterrâneos da Catedral de Notre Dame, em Paris, após o incêndio de 2019. Entre as duas tumbas descobertas, uma delas continha os restos mortais de Antoine de la Porte, um importante sacerdote que faleceu em 1710, repercute o The Times. 

No entanto, a identificação do segundo corpo foi um desafio maior. A equipe de arqueólogos, que inicialmente apelidou o desconhecido de "O Cavaleiro" devido a características ósseas que indicavam ser um cavaleiro ávido, agora acredita que os restos pertencem a Joachim du Bellay.

Escavação no Hospital Universitário de Toulouse do sarcófago e do esqueleto / Crédito: Divulgação/Denis Gliksman/Inrap

 

Poeta renascentista

Du Bellay, natural de Anjou, a cerca de 65 km de Lyon, é conhecido por seu legado como poeta renascentista e por ter fundado o grupo de poesia La Pléiade, junto com Pierre de Ronsard.

O grupo foi pioneiro ao se especializar em trabalhos na língua francesa, em vez do tradicional latim. O impacto de Du Bellay é ainda reconhecido nas escolas francesas, onde sua poesia continua a ser ensinada, destacou a AFP.

Poeta renascentista Joachim du Bellay / Créditos: Wikimedia Commons via David d'Angers

 

Ele morreu em Paris em 1560, aos 37 anos, e foi enterrado em Notre Dame após atuar como oficial clerical menor na catedral. Segundo os pesquisadores do Hospital Universitário de Toulouse, a identificação foi baseada em uma série de pistas, incluindo o histórico de doenças e a idade presumida na morte, que coincidiam com o poeta.

“Ele atende a todos os critérios do retrato: era um cavaleiro talentoso e sofria de ambas as condições, como mencionado em alguns de seus poemas, como A Queixa do Desesperado ”, disse Éric Crubézy, professor de antropologia biológica em Toulouse, ao The Times. 

França Paris poeta catedral Notre Dame Caixão de chumbo Poeta renascentista Joachim du Bellay

Leia também

Irmãos Menendez: Erik detona série da Netflix sobre o crime, diz site


Vítima de ex-sogro de Lady Di detalha abusos sofridos


Morre Capitão Lisboa, torturador da ditadura militar que atuou ao lado de Ustra


Tailandesa revela como resistiu a ataque de píton gigante durante duas horas


Vilarejo na Itália oferece casas gratuitas e mais R$ 120 mil para quem quiser morar na região


Usina nuclear onde ocorreu acidente será reativada para abastecer datacenter da Microsoft