Fotografia da moeda encontrada - Divulgação
Arqueologia

Arqueólogos encontram moeda inglesa do século 17 nos EUA

Com a imagem do rei Carlos I da Inglaterra, a peça de prata data do período colonial e foi cunhada entre os anos 1633 e 1634

Pamela Malva Publicado em 04/05/2021, às 13h00

Em novembro de 2020, durante escavações na cidade de St. Mary's, nos Estados Unidos, a arqueóloga Stephanie Stevens fez uma descoberta impressionante. Revelada na última quarta-feira, 28, trata-se de uma rara moeda britânica do século 17.

Segundo os pesquisadores que estudaram o achado, a peça de prata é um xelim e remonta ao período entre os anos 1633 e 1634, durante as colônias inglesas. Dessa forma, ela conta com a imagem cunhada do rei Carlos I da Inglaterra, morto em 1649.

Para Travis Parno, o arqueólogo-chefe do projeto de escavação em St. Mary's, o xelim pode ter chegado aos Estados Unidos junto com um dos 150 colonos britânicos que desembarcaram dos navios Ark e Ark Pomba na mesma cidade, em março de 1634.

“Não encontramos muitas moedas. Não temos nenhum xelim que corresponda exatamente a este. Encontrar um tão cedo é algo único para nós. Foi uma revelação e tanto”, comemorou o pesquisador, em entrevista ao The Washington Post.

Por fim, ainda segundo o arqueólogo, o xelim pode ter pertencido a um colono abastado ou bastante poderoso, já que, naquela época, a moeda de prata poderia comprar peças de cerâmica ou ferramentas, ainda que não fosse uma moeda tão valiosa quanto o ouro.

Estados Unidos descoberta arqueologia moedas notícia achado

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro