Entre eles estavam diversas cerâmicas e pedras esculpidas foram localizadas
Wallacy Ferrari Publicado em 23/03/2020, às 10h51
Arqueólogos descobriram diversos artefatos de cerâmica decorada, ferramentas feitas de chifres e fragmentos de instrumentos feitos com pedras no assentamento Zelený Kríček, em Trnava, na Eslováquia. De acordo com as análises feitas pela equipe arqueológica, os objetos tem mais de 6 mil anos.
Os achados fazem parte de um assentamento ainda maior descoberto há quatro anos pela equipe de pesquisadores eslovacos, localizada próxima ao muro de fortificação da cidade, e remetem a Era Neolítica, especificamente com características à era da cultura Lengyel, com valas e casas pequenas semelhantes as encontradas na Morávia.
O arqueólogo Andrej Žitňan disse ao TASR que a descoberta de um assentamento neolítico tão vasto foi uma surpresa, pois já havia construções em todas as terras vizinhas. “Fragmentos de cerâmica encontrados sob o muro de fortificação têm belas decorações. Eles provam a habilidade da cultura Lengyel ”, acrescentou Žitňan.
Peter Grznár, membro do Conselho Regional de Monumentos de Trnava, afirma que a existência dos objetos com as mudanças e incidentes anteriores ocorridos na região “é uma questão de sorte, pois foi preservada entre a muralha e a vala da cidade”. O objetos analisados foram recolhidos para uma análise digital e, se possível, para uma reconstrução virtual
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal