Fotografia aérea da arena, que ainda tem a maior parte de sua extensão escondida sob a colina - Divulgação / Prof. Mehmet Umut Tuncer / Aydın Diretor Provincial de Cultura e Turismo
Arqueologia

Coliseu turco? Arena onde ocorria luta de gladiadores é revelada na Turquia

Local datado da era romana tem sido desenterrado lentamente desde outubro de 2020

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/04/2021, às 08h00

Nesta terça-feira, 20, o Live Science publicou uma entrevista com os arqueólogos que encontraram na Turquia uma arena da era romana, um espaço onde ocorriam lutas de gladiadores com leões e outros animais selvagens. 

A construção foi descoberta nas colinas da província turca de Aydin, no oeste do país. Os pesquisadores ficaram de outubro a dezembro de 2020 cortando a vegetação que escondia o local de 1.800 anos, e desde então começaram a explorá-lo. 

Sedat Akkurnaz, que é o arqueólogo liderando o projeto, e Mehmet Umut Tuncer, que é o diretor de Cultura e Turismo da província de Aydin, enviaram informações sobre a descoberta ao Live Science.

Nele estimaram que o anfiteatro histórico, embora esteja consideravelmente soterrado, teria capacidade para abrigar 20 mil pessoas em seu passado.

Também é válido notar que muito da estrutura do lugar permaneceu preservada ao longo dos séculos: "É sólido, como se tivesse acabado de ser construído", afirmaram eles ainda. 

Fotografia aérea de trecho da arena / Crédito: Divulgação/ Prof. Mehmet Umut Tuncer / Aydın Diretor Provincial de Cultura e Turismo

 

Os especialistas determinaram que a arena, que é localizada na região correspondente à antiga cidade romana de Mastaura, foi construída durante a Dinastia Severa (193 - 235 DC), período que o local era “desenvolvido e rico”.

"Não há nenhum exemplo anterior de tal anfiteatro na Anatólia (também conhecido como Ásia Menor) e seus arredores imediatos", relataram os estudiosos com exclusividade à Live Science. “Pessoas de cidades vizinhas estavam vindo para a cidade de Mastaura para assistir aos grandes eventos neste prédio, especialmente projetado para shows sangrentos”.

notícias arqueologia luta gladiadores ARENA Era Romana dinastia severa

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro