Caso envolvendo o animal se deu numa praia de Itanhaém
Penélope Coelho Publicado em 23/02/2021, às 10h39
De acordo com informações publicadas na última segunda-feira, 22, pelo portal de notícias UOL, uma tartaruga-gigante — que pesa cerca de 300 quilos e mede aproximadamente 1 metro e 77 — chamou a atenção dos moradores de Itanhaém, litoral sul de São Paulo, ao depositar ovos na Praia do Suarão.
Segundo revelado na publicação, a chamada tartaruga-de-couro (Dermochelys coriácea), realizou a desova na última sexta-feira, 19, na ocasião, o animal levou cerca de 3 horas para finalizar o processo e voltar para o mar.
De acordo com especialistas do Instituto Biopesca — que monitoraram o acontecimento — a espécie é ameaçada de extinção e, por isso, recebeu uma identificação de metal que ajuda em sua conservação.
O local da desova foi isolado e está sendo monitorado 24 horas por dia pela Guarda Civil Municipal, em conjunto com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Segurança de Itanhaém.
Os ovos podem demorar até 50 dias para eclodirem, de acordo com a veterinária, Vanessa Ribeiro, a tartaruga estava “procurando um local mais tranquilo para botar seus ovos, que podem chegar a mais de 100 unidades”.
Sabe-se que a praia do Suarão é conhecida pelo intenso fluxo de turistas, por isso, as autoridades locais pediram a compreensão da população e dos visitantes, para que não se aproximem do local da desova e ajudem a preservar a integridade do ninho.
Confira o vídeo.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal