O marcante sino do cartão postal londrino não ecoa desde 2017, última vez que foi badalado
Wallacy Ferrari, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 22/12/2021, às 10h50
O relógio da torre do Parlamento britânico, mundialmente conhecido como Big Ben, voltará a ter seu sino tocado após quatro anos em silêncio; à meia noite do próximo dia 1º de janeiro, o som do instrumento metálico de 13,7 toneladas ecoará em 12 batidas para anunciar a chegada ao ano seguinte, 2022.
O período em silêncio se deve a paralização da circulação dos funcionários que operavam o sino desde 2017, em decorrência de obras de restauração em todo o parlamento, localizado em Londres. A reforma ainda não foi concluída, mas contará com um mecanismo temporário para realizar a função das batidas apenas para a noite do Réveillon.
Apesar da exceção especial para a virada de ano, os londrinos e turistas não poderão acompanhar de perto a festa completa que acompanhou o badalar dos sinos em anos anteriores; o tradicional show de fogos de artifício às margens do rio Tâmisa foi cancelado pelo segundo ano consecutivo em decorrência da crise sanitária causada pelo novo coronavírus.
A previsão da retomada do funcionamento completo do Big Ben está marcada para a primavera do Hemisfério Norte, quando o sistema original, que data da Era Vitoriana, voltará a funcionar de acordo com a sinalização do relógio, fazendo o sino ecoar ao passar dos dias.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro