O soldado americano Travis King - Divulgação
EUA

Após fuga para a Coreia do Norte, soldado dos EUA deve se declarar culpado de deserção

Confissão faz parte de acordo judicial, conforme informou o advogado do soldado norte-americano nesta segunda-feira, 26

Giovanna Gomes Publicado em 27/08/2024, às 13h38

Travis King, o soldado norte-americano que, em julho deste ano, cruzou a fronteira entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, deve se declarar culpado de uma série de acusações, entre elas deserção e agressão, como parte de um acordo judicial, conforme informou seu advogado, Frank Rosenblatt, nesta segunda-feira, 26.

King, que enfrenta quatorze acusações sob o Código Uniforme de Justiça Militar, concordou em se declarar culpado de cinco delas, incluindo deserção, desobediência a um oficial e agressão a um suboficial. As informações são do portal CNN.

Segundo Rosenblatt, King se declarará inocente de outras acusações, incluindo a posse de pornografia infantil, e a defesa espera que essas acusações sejam retiradas pelo Exército. A audiência de corte marcial está marcada para 20 de setembro em Fort Bliss, no Texas, onde King deverá explicar suas ações e receber sua sentença.

Rosenblatt também destacou a gratidão de King pelo apoio de amigos e familiares, assim como de aqueles que não o pré-julgaram com base nas alegações iniciais.

+ Exército americano acusa soldado que entrou na Coreia do Norte de deserção

Negociações

O caso de King foi assumido pelo Gabinete de Conselho Especial de Julgamento do Exército em julho, e negociações de confissão já haviam sido relatadas anteriormente. Se o acordo for aceito pelo juiz, King será sentenciado conforme os termos estabelecidos; caso contrário, o caso poderá ser litigado em uma corte marcial contestada.

Coreia do norte soldado fronteira culpado deserção Travis King

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II