Roberto Alvim e Joseph Goebbels - Reprodução
Brasil

Após copiar discurso do ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, Roberto Alvim relata "coincidência retórica"

"Foi, como eu disse, uma coincidência retórica. mas a frase em si é perfeita", afirmou o Secretário Especial de Cultura do Governo Bolsonaro nas redes sociais

Redação Publicado em 17/01/2020, às 11h30

Durante a transmissão de um comunicado oficial do governo, o Secretário Especial de Cultura do Governo Bolsonaro, Roberto Alvim, causou polêmica nas redes sociais ao parafrasear trechos do discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista. 

Após o ocorrido, Alvim usou o Facebook para se pronunciar sobre o ocorrido. Para ele, o que aconteceu foi uma "coincidência retórica". Ainda afirmou que "não há nada de errado com a frase". De acordo com o Secretário Especial de Cultura do Governo Bolsonaro, a esquerda estaria "tentando desacreditar" o programa de incentivo a arte anunciado no controverso vídeo.

“(...) O trecho fala de uma arte heróica e profundamente vinculada às aspirações do povo brasileiro. não há nada de errado com a frase. todo o discurso foi baseado num ideal nacionalista para a Arte brasileira, e houve uma coincidência com UMA frase de um discurso de Goebbles… não o citei e JAMAIS o faria. Foi, como eu disse, uma coincidência retórica. mas a frase em si é perfeita: heroísmo e aspirações do povo é o que queremos ver na Arte nacional”, afirmou no fim do comunicado.

Confira as notórias semelhanças entre o discurso de Alvim e Goebbels.

 “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo — ou então não será nada”, afirmou Alvim em um vídeo fúnebre.

“A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”, trecho do discurso do ministro de Hitler presente em Joseph Goebbels: Uma Biografia, do escritor Peter Longerich.

Brasil Adolf Hitler Alemanha Nazista Joseph Goebbels Jair Bolsonaro Roberto Alvim

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II