Imagem mostra tanques no Rio de Janeiro, no dia 2 de abril de 1964. - Arquivo Nacional
Ditadura

Apoio a ditadura apresenta menor índice desde 1989

Segundo pesquisa do Datafolha, o apoio à democracia atingiu seu maior patamar

Redação Publicado em 19/08/2022, às 18h34

Segundo o Datafolha, o apoio à democracia atingiu seu maior patamar em meio às recentes ameaças golpistas por parte do presidente. A pesquisa revela que o apoio à ditadura em certas circunstâncias, é a menor desde 1989.

Em setembro de 2021, 9% das pessoas defendia a ditadura e agora essa porcentagem caiu para 7%. Mesmo em meio às ameaças à democracia vindas de Jair Bolsonaro (PL), 75% das pessoas concordam que a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo.

Na pesquisa de 2021, um governo ser uma democracia ou uma ditadura, era indiferente para 17% das pessoas, hoje esse valor representa 12%. O percentual daqueles que não sabiam opinar era de 4% e subiu para 5%.

Foram ouvidas 5.744 pessoas em 281 cidades para a pesquisa contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, entre a terça-feira, 16, e a quinta-feira, 18. A margem de erro é de dois pontos para mais e para menos.

Perfil dos entrevistados

De acordo com o levantamento, quanto maior a instrução e a renda, maior o apoio à democracia. Sendo de 62% para quem tem ensino fundamental, 92% para quem tem ensino superior, 67% para quem recebe até 2 salários mínimos e de 91% para quem recebe mais de dez salários mínimos.

Das mulheres, 72% veem a democracia como a melhor forma de governo, assim como 64% daqueles que recebem o Auxílio Brasil, 87% dos empresários e funcionários públicos e 84% dos moradores do Centro-Oeste.

Para aqueles que preferem a ditadura, 6% são brancos, 9% jovens de 16 a 24 anos, 8% moradores do Norte e 5% entre quem recebe de 5 a 10 salários mínimos. 

Entre os eleitores de Lula, 52% acreditam nas chances de uma nova ditadura, enquanto que para apoiadores de Bolsonaro, esse número cai para 32%. Para aqueles que acreditam não haver chance alguma para isso, o índice é de 42% entre os lulistas e 61% entre bolsonaristas.

ditadura Democracia Golpe eleições Jair Bolsonaro Lula

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro