Fotografia aérea de antigo santuário dedicado ao deus grego Poseidon - Reprodução/Facebook/Instituto Arqueológico Austríaco em Atenas
Arqueologia

Antigo santuário dedicado a Poseidon é descoberto na Grécia

Deus dos mares e dos rios, Poseidon era uma das três maiores divindades da mitologia grega

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 19/10/2022, às 13h13

Escavações recentes feitas na antiga cidade de Samikon, na Grécia, revelou uma construção até então desconhecida pelos arqueólogos: um santuário. Após a observação de especialistas, concluiu-se que a construção poderia ter sido feita em dedicação à Poseidon, o deus dos mares e dos rios da mitologia grega.

O projeto de pesquisa do local consiste em uma colaboração entre o Ephorate of Antiquities of Elis (EAE), na Grécia, e pesquisadores das universidades de Mainz e Kiel, na Alemanha. O achado, por sua vez, foi divulgado no último dia 7 de outubro, em um comunicado publicado no Facebook pelo Instituto Arqueológico Austríaco em Atenas.

Santuário dedicado ao deus grego Poseidon descoberto na Grécia / Crédito: Reprodução/Facebook/Instituto Arqueológico Austríaco em Atenas

 

Escavações

A primeira fase das escavações no local foi concluída no final de setembro. Foi durante essa etapa que os arqueólogos encontraram restos do antigo edifício, que tinha mais de 9 metros de largura. Com base nas anomalias da geofísica, por sua vez, os estudiosos afirmaram que o antigo santuário tinha ao menos 28 metros de comprimento, com quatro espécies de 'cômodos'.

O local foi datado como pertencente ao período arcaico — de 800 a 480 a.C. —, por conta da presença de fragmentos de um telhado lacônico e um perirranterion — bacia de água usada especificamente para rituais, como informado pelo portal Ancient Origins — de mármore.

Artefato encontrado em antigo santuário descoberto na Grécia / Crédito: Reprodução/Facebook/Instituto Arqueológico Austríaco em Atenas

 

Esta descoberta permite novas perspectivas sobre a importância política e econômica da anfictionia [liga ou conselho] das cidades trifílias [na área do antigo Peloponeso] no século 6 a.C., para as quais o santuário de Poseidon em Samikon formou o centro da sua identidade religiosa e étnica", explica o Instituto Arqueológico Austríaco em Atenas na publicação.

O projeto de pesquisa arqueológica no local deve se estender por cinco anos, tendo fim em 2026. Ele visa, inclusive, estudar a topografia da região e o próprio templo, além de identificar o antigo porto de Samikon, como informado pela Revista Galileu.

História descoberta Grécia notícias arqueologia escavações mitologia Poseidon santuário

Leia também

Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal