Aviões e veículos blindados também foram destruídos
Penélope Coelho Publicado em 31/08/2021, às 09h55
Após 20 anos, a guerra mais longa da história dos Estados Unidos chegou ao fim na madrugada desta terça-feira, 31, com a retirada das tropas norte-americanas de solo afegão.
De acordo com informações publicadas nesta manhã pelo G1, antes de deixarem o aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, o Exército dos Estados Unidos realizou algumas operações.
Segundo revelado na reportagem, antes de saírem, as tropas destruíram aviões, blindados e também um sistema de defesa antimísseis, construído para evitar mais ataques no aeroporto.
As informações foram confirmadas pelo chefe do Comando Central dos EUA, o general Kenneth McKenzie. O homem responsável pelas operações militares dos Estados Unidos no Oriente Médio informou que o sistema esteve ligado até o “último minuto”.
Sabe-se que ontem, 30, os EUA informaram que interceptaram cinco foguetes que haviam sido disparados na direção do aeroporto da capital do Afeganistão, com o auxílio do sistema de defesa antimíssil.
O caos ocorrido no Afeganistão tem como consequência a retirada das tropas norte-americanas do país, através de um 'acordo de paz' iniciado por Donald Trump em 2020. Após o ato concretizado por Joe Biden, atual presidente dos EUA, o Talibã começou a avançar no país.
O ato que representou de fato a tomada de poder se deu no último domingo, 15, quando os representantes do grupo extremista tomaram o palácio presidencial, localizado em Cabul. Isso ocorreu após o presidente do país, Ashraf Ghani, deixou o país em decorrência dos últimos acontecimentos.
Joe Biden informou que não se arrepende de ter retirado as tropas do local. "Eu mantenho com firmeza minha posição", disse o presidente durante pronunciamento exibido pela Casa Branca na última segunda-feira, 16. "Os EUA não podem participar e morrer em uma guerra em que nem o próprio Afeganistão está disposto a lutar", explica Biden.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório