- Reprodução
Arqueologia

Análise de DNA revela rosto de mulher que viveu há 3,8 mil anos, no Japão

A mulher habitou Hokkaido durante o período Jomon, a primeira cultura desenvolvida no arquipélago japonês

Letícia Yazbek Publicado em 24/05/2019, às 13h56

Por meio de análise de DNA, pesquisadores do Museu Nacional de Ciência do Japão reconstruíram o rosto de uma mulher que viveu há 3.800 anos, em Hokkaido, durante o período Jomon (10.500 a.C. a 300 a.C.), a primeira cultura desenvolvida no arquipélago japonês.

Os restos mortais da Jomon Woman, como é chamada, foram escavados em 1998, na ilha de Rebun, na costa norte de Hokkaido. A genética da mulher permaneceu um mistério durante todos esses anos, até que os pesquisadores decidiram examinar seu DNA a partir de molares encontrados em um pedaço de seu crânio.

A análise revelou que a mulher tinha olhos castanhos, cabelos finos e a pele um pouco escura. Os genes indicaram que ela tinha manchas no rosto e altas chances de desenvolver lentigo caso ficasse muito tempo exposta ao Sol — por isso, sardas foram acrescentadas na reconstrução de seu rosto.

Reconstrução facial da Mulher de Jomon / Crédito: Getty Images

 

Além disso, a mulher tinha uma alta tolerância ao álcool, característica que difere da maioria da geração japonesa moderna. Ela também foi geneticamente adaptada a uma dieta rica em gordura — esse detalhe pode provar que o povo que viveu durante o período Jomon pescava e caçava animais que tinham acúmulo de gordura.

“Os habitantes de Hokkaido durante o Jomon não apenas caçavam animais terrestres, como veados e javalis, mas também pescavam e caçavam focas, leões-marinhos-de-Steller, leões-marinhos, golfinhos, salmão e truta”, afirmou Hideaki Kanzawa, curador de antropologia do Museu Nacional.

Segundo Kanzawa, o análise do DNA da Jomon Woman “fornecem insights sobre a história e a reconstrução das antigas estruturas humano-populacionais no leste da Eurásia”.

Antiguidade História descoberta Japão Crânio mulher DNA reconstrução facial análise Hokkaido Período Jomon

Leia também

As buscas pela capivara brasileira que fugiu de zoológico na Inglaterra


Irmãos Menendez: Série revolta internautas ao sugerir incesto


A atitude inusitada da princesa Diana durante evento de gala em 1996


Pesquisadores descobrem origem de som assustador vindo da Fossa das Marianas


Veja 5 dicas para você não virar mais um caso de 'Aeroporto - Área Restrita'


Veja quando acontece a próxima Superlua de 2024