O maior crítico de Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, já está sumido faz duas semanas, preocupando seus advogados
Redação Publicado em 19/12/2023, às 11h22
Alexei Navalny, o opositor de Vladimir Putin que estava sendo mantido como preso político no país desde o início de 2021, parece ter desaparecido recentemente. Segundo seus apoiadores, o ativista já não contata seus advogados há duas semanas.
Em razão deste sumiço, os tribunais russos cancelaram sete audiências judiciais que precisavam contar com a presença de Navalny. Elas estão previstas para serem remarcadas assim que seu "paradeiro seja reestabelecido", conforme repercutido pelo The Guardian.
Embora as autoridades afirmem não saber o destino do prisioneiro, elas divulgaram ao público que ele foi transferido para uma instalação prisional de alta segurança, onde será submetido a um "regime especial", que é o mais severo da Rússia.
O opositor político de Putin atualmente cumpre uma pena de 19 anos por fraude, criação de um grupo extremista e outros crimes.
Em 2020, antes de ser preso, Navalny também já chamou a atenção da mídia internacional por ter sobrevivido a uma tentativa de envenenamento (com a presença do agente tóxico em seu organismo tendo sido confirmada pelos testes de múltiplos laboratórios), que ele alega ter sido executada pelo Kremlin na tentativa de eliminar um dos maiores críticos do atual presidente da Rússia.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro