Primeira live do Planeta Vermelho ocorrerá nesta sexta-feira, 2
Giovanna Gomes Publicado em 02/06/2023, às 10h38
A Agência Espacial Europeia (ESA) irá realizar pela primeira vez na história uma espécie de "live" de Marte nesta sexta-feira, 2. O evento será o mais próximo que poderemos chegar de uma transmissão ao vivo, já que imagens do Planeta Vermelho demoram para chegar na Terra.
De acordo com a ESA, a expectativa é que a cada 50 segundos uma nova imagem do planeta seja transmitida na "live", que deve ser iniciada às 13h no horário de Brasília.
O portal de notícias G1 explicou que o evento não é realmente considerado uma live porque, a depender das posições relativas dos dois planetas, as imagens capturadas pelos equipamentos de observação podem demorar de 3 a 22 minutos para chegar à Terra.
Nesta sexta-feira, a ESA espera que os novos registros tenham cerca de 18 minutos de atraso, já que são 17 minutos para a luz viajar de Marte para a Terra e cerca de um minuto para passar pelos fios e servidores da agência.
Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que foram tiradas dias antes. Mas estou animado para ver Marte como ele é agora - o mais próximo possível de um 'agora' marciano!", disse James Godfrey, gerente de operações de veículos espaciais da ESA.
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço