Marte, o Planeta Vermelho - Divulgação / NASA
Live de Marte

Agência Espacial Europeia realizará primeira 'live' de Marte da história

Primeira live do Planeta Vermelho ocorrerá nesta sexta-feira, 2

Giovanna Gomes Publicado em 02/06/2023, às 10h38

A Agência Espacial Europeia (ESA) irá realizar pela primeira vez na história uma espécie de "live" de Marte nesta sexta-feira, 2. O evento será o mais próximo que poderemos chegar de uma transmissão ao vivo, já que imagens do Planeta Vermelho demoram para chegar na Terra.

De acordo com a ESA, a expectativa é que a cada 50 segundos uma nova imagem do planeta seja transmitida na "live", que deve ser iniciada às 13h no horário de Brasília.

O portal de notícias G1 explicou que o evento não é realmente considerado uma live porque, a depender das posições relativas dos dois planetas, as imagens capturadas pelos equipamentos de observação podem demorar de 3 a 22 minutos para chegar à Terra.

Atraso esperado

Nesta sexta-feira, a ESA espera que os novos registros tenham cerca de 18 minutos de atraso, já que são 17 minutos para a luz viajar de Marte para a Terra e cerca de um minuto para passar pelos fios e servidores da agência.

Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que foram tiradas dias antes. Mas estou animado para ver Marte como ele é agora - o mais próximo possível de um 'agora' marciano!", disse James Godfrey, gerente de operações de veículos espaciais da ESA.
Marte Terra transmissão ao vivo ESA Planeta Vermelho

Leia também

Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço