Fotografia da adaga encontrada na Eslováquia - Divulgação/ Escritório do Conselho de Monumentos da República Eslovaca
Arqueologia

Adaga da Idade do Bronze é encontrada à beira de rio na Eslováquia

O impressionante artefato foi descoberto em janeiro, por um habitante da região que descansava perto das águas do rio Váh

Pamela Malva Publicado em 02/02/2022, às 19h00

Em janeiro deste ano, enquanto relaxava à beira do rio Váh, na Eslováquia, um habitante da região fez uma descoberta impressionante. Segundo o site Slovak Spectator, trata-se de uma misteriosa adaga — ou espada — da Idade do Bronze.

Tendo visitado o rio em sua folga do trabalho, o morador local chegou a levar o artefato para casa. Ao analisá-lo mais de perto, no entanto, o responsável pela descoberta percebeu que aquele, na verdade, era um achado arqueológico bastante distinto.

Assim, a adaga foi entregue ao museu mais próximo, para que pudesse ser analisada por especialistas. Com isso, os estudiosos afirmaram que o artefato pode ser uma adaga longa, ou uma espada bem curta, com quase 26 cm de comprimento.

Segundo o Escritório do Conselho de Monumentos de Trnava, a arma, que pesa cerca de 150 g, contava com uma alça de material orgânico — o detalhe, no entanto, não foi preservado e desapareceu com o tempo. Assim, restaram apenas os rebites de metal.

Agora, os pesquisadores analisam a provável relação entre a adaga encontrada em Váh e outras armas semelhantes descobertas na bacia do Danúbio e em outras localidades. Nesse sentido, acredita-se que ela tenha parado no rio como parte de um ritual, ou até mesmo que fora perdida por um guerreiro que tentou atravessar o corpo d’água.

Segundo Matúš Sládok, do escritório de Trnava, armas como esta “são típicas da emergente cultura Tumulus, que começou a dominar a região da Europa Central no século 16 aC, ou seja, durante a Idade do Bronze Médio”. Por isso, acredita-se que o novo achado pode ser o elo de ligação entre os diferentes tipos de arma da época.

arqueologia arma Idade do Bronze Eslováquia notícia achado adaga rio Váh

Leia também

Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço