A "mulher da tocha", símbolo da Columbia Pictures - Divulgação/Columbia Pictures
A dama da tocha

A dama da tocha: Veja a inusitada história da mais famosa mulher do cinema

Versão utilizada pela Columbia Pictures é fruto do trabalho de fotógrafa em uma parceria que originou a famosa "dama da tocha"

Giovanna Gomes Publicado em 15/01/2025, às 16h00

Você já parou para se perguntar de onde veio a ideia para o icônico logo da Columbia Pictures, aquele que exibe uma mulher segurando uma tocha semelhante à da Estátua da Liberdade, exibido antes de seus filmes?

A fotografia que inspirou o famoso logotipo foi tirada em 1992 por Kathy Anderson, fotógrafa vencedora do Prêmio Pulitzer por seu trabalho de cobertura do furacão Katrina.

De acordo com a revista People, Kathy foi contratada pelo artista Michael Deas, responsável por modernizar o logotipo da Columbia Pictures.

Deas, que buscava uma nova interpretação da mulher segurando uma tocha, pediu a Kathy para fazer uma sessão de fotos. Assim surgiria a famosa "dama da tocha".

Para isso, ela contou com a ajuda de Jenny Joseph, uma artista gráfica que trabalhava no jornal The Times-Picayune em Nova Orleans. Jenny aceitou participar como modelo em um intervalo de almoço — e acabou como a escolha perfeita, na opinião de Anderson.

Estúdio improvisado

A sessão ocorreu na sala de estar de Kathy, transformada em estúdio com um pano de fundo improvisado e caixas para sustentar o tecido.

Deas levou para o local uma série de adereços, incluindo lençóis, uma bandeira e uma lâmpada, que Joseph usou e segurou para as fotos.

Fotografias tiradas no estúdio improvisado / Crédito: Divulgação/Kathy Anderson

 

"A lâmpada lembrava vagamente uma tocha", disse Anderson ao Yahoo Entertainment, ao descrever, em 2023, "algumas horas de filmagem divertidas e criativas" ao lado de Jenny, uma mulher então com 28 anos e sem qualquer experiência anterior como modelo. Segundo Anderson, o ensaio foi descontraído e criativo, e o resultado surpreendeu a todos.

Sucesso inesperado

Quando a Columbia Pictures adotou a pintura baseada nas fotos como logotipo oficial, Anderson e Deas ficaram felizes.

"Ver a imagem ganhar vida na tela grande parecia surreal", disse a fotógrafa à agência. "Depois de um tempo, a imagem ganhou vida própria, o que me surpreendeu completamente. Décadas após sua criação, as pessoas ainda estão fascinadas com a imagem."

Jenny, que descobriu estar grávida durante a sessão, brincou que sua filha também pode reivindicar um lugar na história do logotipo. "Agora minha filha pode alegar que ela também estava lá", disse ela.

 

Reação aos GIFs

Até hoje, Kathy e Jenny mantêm amizade e se divertem com GIFs criados a partir da famosa imagem. "Jenny ocasionalmente me envia GIFs engraçados que as pessoas fizeram com o logotipo", disse a fotógrafa, observando que até mesmo seus dois filhos, agora adultos, acharam "legal" quando ela lhes disse que era a autora da foto referência para o logotipo.

fotografia filmes mulher Columbia Pictures logo

Leia também

Sutton Hoo: capacete sugere conexão entre anglo-saxões e bizantinos


Noivo do "casamento do século" pode pegar prisão perpétua


Criança de 4 anos engole cadeado e passa por cirurgia para remoção


22 anos depois, Nestlé relança o histórico Chocolate Surpresa


Aniversário de São Paulo: Museu da Imigração celebra a arquitetura francesa


Homem que sobreviveu após ser atigindo por raio morre em acidente de trânsito