Versão utilizada pela Columbia Pictures é fruto do trabalho de fotógrafa em uma parceria que originou a famosa "dama da tocha"
Giovanna Gomes Publicado em 15/01/2025, às 16h00
Você já parou para se perguntar de onde veio a ideia para o icônico logo da Columbia Pictures, aquele que exibe uma mulher segurando uma tocha semelhante à da Estátua da Liberdade, exibido antes de seus filmes?
A fotografia que inspirou o famoso logotipo foi tirada em 1992 por Kathy Anderson, fotógrafa vencedora do Prêmio Pulitzer por seu trabalho de cobertura do furacão Katrina.
De acordo com a revista People, Kathy foi contratada pelo artista Michael Deas, responsável por modernizar o logotipo da Columbia Pictures.
Deas, que buscava uma nova interpretação da mulher segurando uma tocha, pediu a Kathy para fazer uma sessão de fotos. Assim surgiria a famosa "dama da tocha".
Para isso, ela contou com a ajuda de Jenny Joseph, uma artista gráfica que trabalhava no jornal The Times-Picayune em Nova Orleans. Jenny aceitou participar como modelo em um intervalo de almoço — e acabou como a escolha perfeita, na opinião de Anderson.
A sessão ocorreu na sala de estar de Kathy, transformada em estúdio com um pano de fundo improvisado e caixas para sustentar o tecido.
Deas levou para o local uma série de adereços, incluindo lençóis, uma bandeira e uma lâmpada, que Joseph usou e segurou para as fotos.
"A lâmpada lembrava vagamente uma tocha", disse Anderson ao Yahoo Entertainment, ao descrever, em 2023, "algumas horas de filmagem divertidas e criativas" ao lado de Jenny, uma mulher então com 28 anos e sem qualquer experiência anterior como modelo. Segundo Anderson, o ensaio foi descontraído e criativo, e o resultado surpreendeu a todos.
Quando a Columbia Pictures adotou a pintura baseada nas fotos como logotipo oficial, Anderson e Deas ficaram felizes.
"Ver a imagem ganhar vida na tela grande parecia surreal", disse a fotógrafa à agência. "Depois de um tempo, a imagem ganhou vida própria, o que me surpreendeu completamente. Décadas após sua criação, as pessoas ainda estão fascinadas com a imagem."
Jenny, que descobriu estar grávida durante a sessão, brincou que sua filha também pode reivindicar um lugar na história do logotipo. "Agora minha filha pode alegar que ela também estava lá", disse ela.
Até hoje, Kathy e Jenny mantêm amizade e se divertem com GIFs criados a partir da famosa imagem. "Jenny ocasionalmente me envia GIFs engraçados que as pessoas fizeram com o logotipo", disse a fotógrafa, observando que até mesmo seus dois filhos, agora adultos, acharam "legal" quando ela lhes disse que era a autora da foto referência para o logotipo.
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