Imagem ilustrativa - mwewering via Pixabay
Pesquisa

72% dos brasileiros não concordam com o porte de armas pela população, diz pesquisa

Maioria das respostas também é contra o acesso mais fácil a esses objetos; entenda!

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 31/05/2022, às 18h14

Nesta terça-feira, 31, foi divulgada, pelo jornal “Folha de S. Paulo”, uma pesquisa do instituto Datafolha que relata que 7 em cada 10 brasileiros discordam da ideia de que armas trazem mais segurança para a população.

72% dos entrevistados discordaram quando perguntados sobre suas opiniões acerca da seguinte afirmação: "a sociedade brasileira seria mais segura se as pessoas andassem armadas para se proteger da violência".

O percentual que mais concorda com a ideia são os entrevistados da região Norte (32%), do sexo masculino (32%) e com renda familiar de até mais de dez salários mínimos (37%). Já o percentual que discorda da afirmação tem maioria feminina (78%), pessoas autodeclaradas pretas (78%) e com menor faixa de renda — de até dois salários mínimos (75%).

Quando perguntados se é preciso facilitar o acesso de pessoas às armas, esses foram os resultados obtidos:

Quem mais discorda com a ideia são as mulheres (77%), pessoas que se autodeclaram pretas (78%) e jovens de 16 a 24 anos (75%). E os que mais concordam continuam sendo homens (35%), pessoas com renda superior a dez salários mínimos (37%) e pessoas da região Norte do país (34%).

Povo discorda de Bolsonaro?

A pesquisa também fez um questionamento acerca da fala que o presidente Jair Bolsonaro (PL) já utilizou para defender o armamento da população, que seria "o povo armado jamais será escravizado". A proporção que discorda de tal fala é maior entre as pessoas que se autodeclaram pretas, pessoas que moram no Sudeste e mulheres, todos com 73%.

Já os que mais concordam são pessoas com renda superior a dez salários mínimos (41%), empresários (52%) e pessoas do Norte do Brasil (40%).

A pesquisa aconteceu durante os dias 25 e 26 de maio, em 181 cidades brasileiras, com um número de 2.556 pessoas ouvidas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Brasil armas notícias pesquisa estudo Bolsonaro armamento dados Datafolha

Leia também

Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal